Video BR | A importância de um fato à medida

Dentro do provador. Olhamos ao espelho e o fato que estamos a experimentar até fica bem, pensamos nós. Mas do ficar bem ao ficar impecável existe uma diferença: ter a medida certa. E por ter a medida certa entendemos ser ajustado ao nosso corpo, pois só assim vai favorecer-nos.

Acreditem, até o fato mais caro do mundo vai ficar mal se não tiver as nossas medidas…

Bem sabemos que pode ser chato ir fazer todos os ajustes ou tirar as medidas para um fato à medida mas vai acabar por compensar. Não vale a pena estar a gastar dinheiro num fato em que o casaco é mais comprido do que devia, ou as calças demasiado grandes,  ou os ombros caídos. Enfim, existem dezenas de possibilidades para um fato nos ficar mal e muito poucas coisas a ter em conta para nos ficar impecável mas há que entregar o assunto a quem o domina. Hoje em dia, este processo tornou-se ainda mais fácil, com as próprias lojas a oferecer serviços de ajustes, se não for o caso, basta levarem até ao alfaiate e ele saberá o que fazer.

Que o fato deve ser ajustado para nos deixar mais elegantes, já o dissemos. Resta, então, conferir as regras abaixo para ficarem com a certeza de que o vosso fato tem a medida certa:

Camisa e casaco

  • Ombros – lisos, sem ondulações ou repuxados. O encaixe perfeito é um dos principais factores no momento da escolha de um fato e o ideal será não sobrar nem faltar tecido nos ombros;
  • Largura do casaco – deve ser exactamente do tamanho do tronco. Justo demais parece que encolheu, largos deixam a silhueta mais baixa.
  • Comprimento – não deve passar das nádegas (sim, escrevemos nádegas no BR mas lembramo-nos de pior se quiserem.) e nem ser demasiado curto. Quanto mais longo, mais pequenas vão parecer as pernas.
  • Mangas – com o casaco vestido, deve ficar à mostra mais ou menos meio centímetro da camisa. Para saber o lugar certo, usem o pulso como medida, é nele que deve terminar a camisa. Se as mangas estiverem largas, mandem retirar o excesso de tecido.

Calças

  • Bolsos – lisos na frente e bolsos de trás proporcionais ao design das calças. Dica maior neste assunto: carteira não entra em bolso nenhum das calças!!
  • Perna – para um corte mais moderno e ajustado, as calças sem pregas são uma boa opção, sempre a cair de forma natural, estreitas e ligeiramente afuniladas. As calças de pregas também são uma possibilidade, sem dúvida.
  • Comprimento – parece-nos que é bastante discutível, pelo menos para nós é. A nossa opinião é de que a bainha deve cair confortavelmente sob o topo dos atacadores sem nunca ficarmos com excesso de pano. A parte de trás deve terminar onde a frente o ditar já que é o que devemos ter como prioridade. Medir sempre com os vossos sapatos calçados.

O vídeo que vêem foi feito na Oficina Mustra que aconselhamos a visitar.