E se de petroleiros nascessem pequenas cidades?

Bons Rapazes Petroleiro 1

Petroleiros são autênticos vasos do tamanho de arranha-céu que aumentam o poder da economia global, de modo que não imaginamos um futuro sem eles. Um grupo de arquitectos propõe uma maneira de reutilizá-los como infra-estruturas.

Neste momento, os petroleiros desactivados estão desmantelados, muitas vezes em cemitérios de navios nos países em desenvolvimento, onde os trabalhadores pobres assumem a tarefa extraordinariamente perigosa de destruir os navios à mão, lidando com produtos químicos tóxicos e óleo, tudo para vender a sucatas.

É uma prática que a indústria de transporte e os governos estão a tentar parar, mas descobrir o que fazer com os petroleiros desmantelados não é tarefa fácil.

Bons Rapazes Petroleiro 2

Bons Rapazes Petroleiro 3

Portanto, não há uma boa resposta para o que fazer com estes gigantes. Mesmo se eles forem reaproveitados, a tarefa de limpar e renová-los de uma forma que não derramem petróleo e produtos químicos é árdua.

Ainda assim, é interessante imaginar como a casca de um mega-petroleiro poderia ser reutilizada. Foi isso que fez um grupo de designers holandeses, formado por Chris Collaris, Ruben Esser, Sander Bakker e Patrick van der Gronde.

O projecto chama-se Black Gold e é uma proposta totalmente conceptual para transformar um petroleiro abandonado gigante, como a Willis Tower, e reutilizá-lo como edifício público.

Eventualmente “o excesso da oferta de petróleo e a alteração dos sistemas de transporte como conexões transatlânticas futuras” tornará mais petroleiros irrelevantes. Assim, Collaris propôs suprimir a estrutura interna do petroleiro e substituí-la por uma estrutura de edifício público:

Bons Rapazes Petroleiro 4

Bons Rapazes Petroleiro 5

Um retângulo aberto nos lados do navio iria criar fluxo de ar e um interior de estilo hangar, onde a luz do sol e o vento passariam livremente.

Bons Rapazes Petroleiro 6

Bons Rapazes Petroleiro 7

Uma passadeira rolante iria ligar a entrada do navio ao litoral. E no interior, poder-se-ia encontrar uma praça comercial: 

Bons Rapazes Petroleiro 8

Ou talvez um jardim de esculturas:

Bons Rapazes Petroleiro 9

Enquanto o topo do navio seria usado para agricultura:

Bons Rapazes Petroleiro 10

Bons Rapazes Petroleiro 11

Os arquitectos propõem a ideia como centro cultural num dos países do Golfo Pérsico, uma vez que muito do petróleo do mundo é originário de lá. Até ver não passou do projecto, já que o resto do mundo está mais interessado em consumir petróleo, para não mencionar em produzir o seu próprio.

Ainda assim, é uma ideia interessante, que ecoou não há muito tempo por um político do Estado de Washington, que propôs usar dois porta-aviões desactivados para formar uma ponte sobre o Puget Sound:

Bons Rapazes Petroleiro 12

O que dizem rapazes?