Disse que ia escrever sobre o fim de semana passado e vou fazê-lo mesmo. É como diz o anuncio: “porque ele merece”.
E merece, foi um fim de semana que precisa de ser partilhado para extravasar e tentar contagiar-vos com toda a boa energia que armazenei naqueles 3 dias.
Já devem ter percebido que uma das coisas que nos dá mais gozo é sair da rotina, libertarmo-nos do stress diário da cidade e arrancar para destinos que nos preenchem e trazem de volta o bem estar, energias, a consciência e ideias no sítio. Umas vezes é feito a “abrir” (tipo isto). Mas noutras sabe muito bem a tranquilidade, acesso limitado à net e a família por perto – o último fim de semana foi destes e foi muito bom.
Cenário perfeito: Costa Alentejana, estradas lindas junto à costa com o destino Naturarte Campo, mesmo junto a Vila Nova de Mil Fontes, mais propriamente na aldeia de São Luis. É um Turismo Rural que merece ser refereneciado por diversas razões – conforto, qualidade no serviço, nos produtos locais que servem e actividades agradáveis para quem, como eu, se farta de estar de “papo para o ar”.
O conforto é de facto uma das qualidades deste turismo de habitação, sabemos que muitos deles não dão grande importância ao detalhe mas aqui sentimo-nos num espaço novo, actual, de qualidade, em ambiente rural. Match perfeito.
As primeiras horas neste espaço deram-nos de imediato a certeza de que iam ser dias muito bons. Ao jantar tivemos uma experiência gastronómica que nos foi apresentada como refeição campestre em que os ingredientes locais e secretos (aquela carne!!) nos deixaram prontos e satisfeitos para um serão muito bom com o Rui, um dos proprietários da Naturarte, que entreteve com contos para todas as idades, intervalados com acordes de música celta. Qual televisão. Embalados por este ambiente retirámo-nos que o dia seguinte prometia.
Depois de um pequeno almoço que não apetecia que terminasse nunca – se forem atirem-se aos croissants e aos doces caseiros – fomos dar a nossa volta habitual pela zona que já conhecemos há muitos anos e onde já vivemos tanto. Mil Fontes, Zambujeira, Carvalhal, tudo estava no mesmo sítio, felizmente, que a costa alentejana ainda tenta manter a sua identidade. Que nunca a perca!
Este fim de semana nunca estaria completo sem uns percebes no centro da Zambujeira e a ida habitual à Tasca do Celso. Check-in em cada um dos spots e um passeio a cavalo incrível pelos montes da aldeia de São Luis completaram o fim de semana de Páscoa que prometemos a nós próprios repetir. E que vos aconselho a fazer rapidamente! Mas não contem a ninguém, a Costa Alentejana ainda é um dos nossos segredos.
TF
Explorem a Costa Alentejana neste artigo do Público, por exemplo.
Sigam a Naturarte no Facebook para saberem de todas as iniciativas e promoções. Aqui.
Sigam-nos no Instagram e no Twitter.