#alltimegreats
Eram 9h50 e estávamos à porta do hotel a juntar o grupo Emirates, aguardando a chegada do autocarro. A finalidade era ver o treino e visitar a Cidade do Real Madrid, a “Ciudad Deportiva Valdebebas”.
Vejam algumas fotos da viagem no Instagram aqui.
Fica junto ao aeroporto de Barajas, a cerca de 20 km do centro de Madrid. Arrancámos num minibus que nos levou àquele ao maior parque desportivo do mundo, e onde se concentra toda a parte técnica do clube, tanto de treino como de recuperação dos atletas.
Uma organização desta dimensão não pode brincar em serviço, e, isso, nota-se desde o momento em que se entra no complexo. A segurança é apertada e o nosso grupo, apesar de indefeso e de ter tudo concertado com a direcção do clube, foi acompanhado permanentemente por seguranças.
Depois de percorrermos (o que me pareceu) 2km de estradas já dentro do complexo, receberam-nos no edifício principal, junto aos campos de treino e com vista sobre o campo principal. Ali era a sala onde a família e amigos dos jogadores se juntam caso os acompanhem. Foi da varanda que vimos o treino dirigido por Carlo Ancelotti e onde os nossos jogadores estavam: Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e o Pepe. Entraram os 3 juntos e deu-se conta da cumplicidade existente -o treino foi dado em 2 grupos e estiveram os 3 sempre no mesmo grupo, entre “palhaçadas”- o que deve acontecer a maior parte das vezes – a língua é, de facto, um elemento unificador muito importante – a língua e a gastronomia, se bem que a dos nuestros hermanos não cai nada mal (dêem-me jamón e paella todos os dias e sou um tipo feliz!).
Seguimos para conhecer os vários edifícios, coisa que demorou quase 2 horas. É incrível! Tudo pensado ao pormenor para o bem estar dos jogadores e dos técnicos do clube: sala de cinema, sala de jogos, sala de estar enorme com espaços de convívio, um refeitório bastante luxuoso (esqueçam a cantina da faculdade!), etc, etc, etc. Um sem fim de coisas!
O que também foi interessante de ver, foi a zona de dormidas onde os jogadores e técnicos pernoitam e convivem nos dias antes dos jogos. Cada um tem o seu quarto e apenas a varanda é partilhada com o quarto do lado. “Por aqui poderão ver as amizades”, dizia a funcionária do clube que nos guiava, e, de facto, se dúvidas restassem, desapareceriam quando chegamos à porta nº 118, porta do quarto do Cristiano Ronaldo precisamente ao lado do de Fábio Coentrão.
Quase 2 horas depois levam-nos para a sala de imprensa do centro de treinos onde pudemos assistir à conferência de imprensa com o Carlo Ancelotti. A conferência foi ,bastante marcada pela lesão de Ronaldo que fez capa por todo o mundo este sábado. O treinador desvalorizou este tema dizendo que o CR7 tem sido acompanhado e que se sente muito bem, portanto, que não há caso para alarme.
Terminado este período de visita durante a manhã, e depois de um cocktail servido pela Emirates já no Estádio Alfredo di Stéfano, chega o grande momento que nos tinha levado até aqui e que vos falo neste artigo.
Depois, foi tempo de arrancar para o centro de Madrid, dar uma última volta pela cidade antes do regresso a Lisboa. Sair é bom! Quando voltamos, Lisboa, sabe sempre melhor!,
Algumas curiosidades:
– a Cidade Real Madrid tem a área correspondente a 40 estádios Santiago Bernabéu, 3 Cidades do Vaticano e 16 vezes a Praça Vermelha de Moscovo;- existem 2 parques de estacionamento para os jogadores, no mais próximo da porta de entrada apenas se podem estacionar AUDIs, a marca que patrocina o clube, e no outro precisamente ao lado mas um pouco mais distante estaciona tudo o resto (“resto”…);
– quando há sessão de cinema, são os jogadores quem escolhe o filme que querem ver mas a última palavra é sempre do treinador;
TF
O adeus a Madrid feito com unas cañas!