Blazer, como usar

PedroTeixeiraGalaTVI

Botões, para que servirão se não para apertar ou ajustar qualquer coisa? A verdade é esta mas os homens têm algumas regras que devem seguir quando usam um blazer. E é simples, muito simples mesmo.

Olhamos para o blazer e vemos botões, as chamadas ‘casas’ dos respectivos botões e… apertam-se! É mais ou menos isto mas vamos à história primeiro: quando o fato surge, e quando todos os homens o usam no dia a dia, ao que parece não existiam regras no que diz respeito aos botões a apertar, cada um apertava como queria dependendo da sua vontade e do corte do casaco. Tudo mudou em inícios do século 20 com o Rei Eduardo VII. Reza a história, ou lenda, que este Rei era demasiado gordo para apertar o último botão do casaco e, por respeito, as pessoas mais próximas do Rei passaram a usar o fato com o último botão desapertado. Este hábito rapidamente se espalhou pelo mundo e tornou-se regra ao usar o fato.

Esta regra aplica-se em qualquer blazer, tenha ele 2 ou 3 botões. Há um raciocínio simples que podem ver nas primeiras fotos abaixo: por vezes, sempre, nunca.

De lembrar ainda que o blazer só se desaperta quando nos sentamos mas, claro que há excepções e um cavalheiro deve ter essa sensibilidade.

Podem agora dizer assim: “Ok, eu sou um tipo elegante e não tenho que usar o último botão desapertado, até porque fico com o blazer mais cintado, mais elegante.”
Não é bem assim, vejam as fotos que pusemos como exemplo:
1b21 always-sometimes-never2   SIN-ButtonSuitBts Blazer3btnsblazer3btsstumblr_mzlx63jLl11sh356ho1_1280