XJR1200 – Sunburn

1

Em Portugal, o mundo das customizadas está cada vez mais forte, o espírito cafe racer continua a inspirar muitos construtores e a trazer para as curvas óptimos resultados. Os trabalhos do Osvaldo e do Alexandre da it roCks!bikes são prova disso.

Feita por encomenda, a ‘Sunburn’ sai de uma base da XJR1200 da Yamaha encontrada à venda num daqueles sites para onde olhamos dezenas de vezes por dia. Segundo a ‘it roCks!bikes’, quiseram construir algo diferente e provocador com um visual retro. De entre os vários detalhes que vão poder ler na descrição que nos foi enviada, salientamos um pormenor interessante que estes rapazes defendem ser a imagem de marca: o depósito, o banco e a traseira são uma peça única e podem ser retirados integralmente desapertando apenas um parafuso.

Da nossa última conversa ficou prometida uma viagem ao Porto, esperem-nos e com uma francesinha, por favor. Duas francesinhas!

 

Yamaha XJR 1200 de 1997 – ‘Sunburn’

Como a mota original é demasiado grande e pesada (cerca de 233Kg), focamo-nos em reduzir o seu peso e tamanho. A mota foi completamente desmontada e da original apenas mantivemos o motor, parte do quadro e braço oscilante. Conseguimos com o que o peso ficasse abaixo dos 200Kg.
Na frente aplicamos uma suspensão invertida e umas pinças de travão de uma Yamaha YZF.
Na traseira, abdicamos dos dois amortecedores e optamos por um mono amortecedor. Para isso, tivemos de cortar toda a parte traseira do quadro e reforçar a zona superior sobre o motor para amenizar as cargas de amortecimento.
Também o braço oscilante foi alterado.
As rodas originais foram substituídas por um muito mais leve conjunto de jantes em alumínio da “Kineo” para a XJR 1300, lacadas a preto mate com parafusos e cubos em dourado, com as dimensões de 17×3,5” (frente) e 17×6,0” (traseira). Para completar este conjunto de topo, escolhemos um par de pneus “Pilot Road” da “Michelin” com as dimensões 120/70 (frente) e 190/50 (traseira).
O motor, que estava em condições perfeitas, foi pintado em preto mate.
A tampa esquerda do motor foi substituída por uma mais leve em alumínio, com uma viseira em vidro.
A tampa direita do motor foi substituída por uma similar à original mas sem o logotipo da Yamaha. Em vez disso pintamos o logotipo da “it roCkS!bikes” em verniz brilhante. Um detalhe subtil!
A caixa-de-ar original foi removida e desenhamos umas novas peças para a admissão de ar, especialmente para este projeto, em alumínio, cortadas em CNC.
A exaustão apresenta um som fortíssimo, fruto de umas peças executadas manualmente em aço inoxidável, 4 linhas de escapes independentes, com fitas térmicas a envolver os colectores. Nada que abafasse o som foi permitido nesta mota… Ruge e cospe fogo como uma verdadeira máquina de corrida!
Como as entradas de ar foram francamente melhoradas, os carburadores foram afinados adequadamente, permitindo um aumento de potência na ordem dos 12-15 cavalos.
O radiador de óleo é um PWR 280x110x19 mm de alta performance e os tubos aplicados são da Goodridge.
A bateria de gel foi colocada numa caixa metálica no braço oscilante, juntamente com um carregador.
O sistema de travagem tem discos flutuantes novos de 320mm na frente e 267mm na traseira, tubos de travão da Goodridge com acabamentos em dourado e manetes ajustáveis da marca sueca ISR.
Usamos um mostrador digital da Motogadget (motoscoop pro) com todo o tipo de informação com conta-rotações, velocímetro, aceleração dos 0-100Km/h, aceleração G…Este elemento foi aplicado numa chapa em alumínio desenhada por nós e cortada em CNC, com s inscrição do nome da mota “Sunburn”.
Aplicamos pousa-pés ajustáveis e avanços, assim como um tampão de gasolina tipo “Monza”.
As luzes direccionais são da Motogadget (m-Blaze cone) e os botões de controlo também da Motogadget (m-Switch).
Como é nossa imagem de marca, o depósito, banco e traseira são uma peça única em metal que pode ser levantada desapertando apenas um parafuso.
O banco é uma peça exclusiva feita à mão, em couro preto.
Todo o trabalho de pintura e esquema de pintura foram executados com recurso a aerógrafo e cobertos com uma fina camada de verniz brilhante no topo e verniz mate nas laterais.
Para não estragar a vista traseira colocamos a matrícula no lado esquerdo e as luzes de presença e travão são dois leds que servem de fixação.
Na frente preferimos usar um farol mais clássico, pintado na cor dominante da mota, com o respetivo apoio desenhado por nós.

it roCks!bikes

 

2412115896103