Uma solução de canalização não convencional para casas de resíduos zero

De acordo com um Relatório das Nações Unidas sobre o Índice de Resíduos Alimentares de 2021, 17% da produção mundial de alimentos vai para o lixo, tornando-se a terceira maior fonte de emissões de gases com efeito de estufa. 11% destes resíduos são gerados pelas famílias, não só contribuindo para a crise climática, mas também provocando grandes custos económicos, perda de biodiversidade, e o aumento dos níveis de poluição a taxas sem precedentes. Portanto, considerando o papel fundamental que a arquitetura e o design desempenham no fornecimento de opções habitacionais mais ecológicas, é essencial adotar e reforçar uma abordagem mais auto-sustentável e de desperdício zero.

The Greenhouse

Essa é exatamente a missão que o designer e ativista australiano Joost Bakker procurou explorar num projeto do Future Food System localizado na praça da Federação de Melbourne. Inspirada pela ideia de que todos os elementos da natureza são igualmente importantes, a casa de 87 m2 conhecida como “The Greenhouse” é construída a partir de materiais orgânicos, funciona com energia solar renovável, e atua como um ecossistema completamente interdependente. Além de fornecer abrigo, o projeto de três andares tem a capacidade de cultivar os seus próprios alimentos num ambiente urbano – com a utilização de solo fértil no terraço do telhado e um sistema aquapónico, podendo cultivar legumes, frutas, ervas, peixe, mexilhões e caracóis. Além disso, a casa inclui outras características sustentáveis, tais como uma parede de cogumelos que utiliza a humidade do duche, garrafas de vinho recicladas para o chão, e um biodigestor que converte restos de cozinha em metano, entre outros.

Ao acrescentar todos estes elementos, a construção ecológica tornou-se um exemplo bem-sucedido da vida real de um sistema de desperdício zero de resíduos que também oferece a possibilidade de acesso permanente a alimentos ricos em nutrientes a um custo mais baixo. Contudo, é evidente que isto não seria possível sem a utilização de tecnologias inovadoras que permitam que todos os resíduos gerados no edifício sejam processados e reutilizados. Entre elas, a casa exigia uma solução alternativa de canalização, considerando que a sua construção, localização, e motivo centrado na natureza significava que não poderiam ser utilizados métodos tradicionais.

 

Uma alternativa de canalização sustentável

Para responder ao desafio de fornecer canalização para uma casa sustentável em circuito fechado, foi necessária uma bomba para recolher os resíduos de numerosos equipamentos na cozinha e casa de banho. Isto permitiria então que tais resíduos fossem descarregados para um sistema de tratamento biológico passivo de águas residuais no local. Com estas razões em mente, a Saniflo Australasia, líder na indústria da canalização, forneceu uma solução de bomba juntamente com o cliente de longa data Zen Plumb.

Actuando como uma solução completa para a estufa, o Sanicubic 1 foi selecionado devido à sua capacidade de moer e descarregar resíduos de múltiplas instalações – e numa vasta gama de situações. Para além de possuir um potente motor de 1500 watt, um desempenho de alto caudal, e uma classificação IP68 à prova de água, a flexibilidade da bomba com várias entradas torna-a ideal para cabines autónomas, estúdios, ou projetos como o edifício do Future Food System.

Outros benefícios do Sanicubic 1 incluem: um motor facilmente removível para manutenção, um alarme audiovisual externo com fio rígido, e uma temperatura de trabalho de 35°C (pode mesmo suportar até 70°C em períodos curtos).

Então, como é que funciona?

Em primeiro lugar, as águas residuais drenam para as ligações de entrada esquerda e direita, bem como para as entradas superiores, que podem ser adaptadas a tubos de 100 mm ou 40 mm. Enquanto o nível de água dentro da bomba sobe, o ar preso é pressurizado dentro do tubo de imersão, ativando o interruptor de pressão por cima do tubo e ligando a bomba. As lâminas de aço inoxidável moem então os resíduos à medida que o impulsor elimina os resíduos já liquefeitos e, simultaneamente, o fluxo é descarregado do tubo médio da unidade e até à linha de esgoto. Após o bombeamento, uma válvula anti-retorno impede que os resíduos retornem à bomba.

 

Desta forma, a aplicação benéfica de uma solução de canalização não convencional demonstra a importância de explorar produtos e tecnologias sustentáveis, sem resíduos, para incorporar no mundo da arquitetura. À medida que nos aproximamos da possibilidade de escassez constante de alimentos, energia e água nas zonas urbanas durante uma era de alterações climáticas, as casas auto-suficientes no meio das cidades que se encarregam do seu consumo, bem como os produtos que tornam isto possível, é algo que carrega um potencial bastante promissor.