SR. FATO – Camisola de malha para os dias frescos!

Boas rapazes, as temperaturas começaram a descer e já se sente aquele fresco que arrepia quando estamos só de camisa.

Não podemos olhar para esta peça de roupa que vos trago hoje como algo formal e que se adapte ao nosso fato, mas sim como uma forma de tornar casual o nosso look e deixar-nos bem agasalhados.

A Camisola de malha foi na sua génese uma peça desportiva, serviria para fazer suar os desportistas durante os seus treinos, pois o material que as compõe, a lã, torna estas camisolas tão quentes que basta andarmos a pé durante um pouco que sentimos logo o seu efeito!

Não vos quero maçar com a historia destas camisolas, mas queria deixar-vos este lembrete, porque está na altura de colocar a uso as roupas mais quentes e nada melhor que conhecerem os diversos modelos que das camisolas de malha!

Colarinho Redondo

As camisolas de malha de colarinho redondo, foram as primeiras a surgir, vêm dos pescadores que precisavam de se mexer com bastante agilidade mas que ficassem bem resguardados dos ventos e frios fortes do mar!

As mais conhecidas são as camisolas guarnsey, mais tarde usadas pela marinha inglesa e que com o tempo foram evoluindo para golas altas.

Colarinho em V

Este colarinho é mais indicado para quem gosta de usar camisolas de malha um pouco mais finas e as gosta de conjugar com um blazer, camisa e gravata. O nó da gravata cria um volume na zona do pescoço e por esse detalhe, uma camisola de colarinho redondo, fica estranha.

Esta camisola é sempre boa para ter no carro e usar no final do dia. É uma forma de largarmos a formalidade do casaco do fato e mantermo-nos quentes, para um copo com amigos ou um jantar depois de trabalho!

Cardigan

Não são fáceis de encontrar à venda nas lojas de roupa clássica dos centros comerciais, pois nem todos os homens gostam destes casacos de malha e por isso recorrem sempre à tradicional Sweater. Eu sou fã, pois estes casacos são leves como uma camisola de lã normal, mas os seus botões acabam por ser funcionais e permitem controlar a temperatura. Se estiver demasiado calor, desabotoamos, mas se estiver frio podemos abotoar, todos ou só alguns!

Este casaco também é fácil de conjugar com camisa e gravata.

Quantas mais cores tivermos no nosso guarda roupa, mais looks conseguimos obter, sendo que as mais tradicionais, são o azul escuro, o encarnado, o verde, o cinza e o castanho, mas gosto sempre de arriscar e usar cores mais vivas como desenhei na ilustração!

Que me dizem rapazes? Gostam de camisolas de malha? Quais as vossas preferidas?

Comentem na pagina do @senhorfato no Instagram!