Sabem quando falamos de uma mulher e dizemos que tem tudo no sítio? Essa frase também se pode aplicar à arquitectura. Não a toda, claro. A perfeição não existe, mas há casos raros que não andam longe disso. É o exemplo desta lindíssima vivenda tipicamente mediterrânea, da autoria do estúdio de arquitectura israelita Paz Gersh, situada em Tel Aviv. Chama-se “TV House”.
Ok, vamos por partes. Também são fãs de casas em formato “L”? Dá a ideia de serem mais cozy e de tornarem o ambiente mais familiar, mesmo quando têm proporções enormes. Fãs de jardins e piscinas, creio que todos somos, certo? Esta não só tem um jardim, como o tem no rooftop, ao qual se tem acesso através do quarto principal. Quanto à piscina, não é preciso dizer muito. Só aquela cor já nos arrebata o suficiente. Temos uma zona lounge numa das extremidades, com uma bonita escada que dá para a sala de estar.
Mas já sabem que não nos deixamos só vislumbrar por uma piscina. Se o resto da casa fosse banal, não lhe teríamos achado metade da piada. O interior é clean, arejado e iluminado, como se quer. Depois, é delirar com a estante, embutida na parede, do chão ao tecto. No centro, como ponto de fuga, uma bela lareira, para aquecer as leituras de inverno. Não é perfeita. Calma, se calhar…
Fotografias: Amit Geron