Google car sofre pior acidente de sempre. De quem é a culpa?

google-car

Na passada sexta-feira, um dos famosos carros da Google esteve envolvido no acidente que mais estragos provocou desde que os carros começaram a circular. O embate deu-se num cruzamento em Moutain View, na Califórnia, onde habitualmente decorrem os testes com veículos autónomos.

Mas, pelos vistos, os carros com condutor são mais distraídos do que os sem condutor. É que a culpa foi mesmo de uma carrinha comercial, que não terá parado num sinal vermelho nesse mesmo cruzamento. Embora estivesse tripulado, o Lexus RX 450 SUV da Google encontrava-se em modo autónomo. O tripulante estava no interior do carro apenas para supervisionar o decurso das operações e, caso necessário, entrar em acção. Foi o que tentou fazer, ao pisar o travão, mas já não foi a tempo de evitar a colisão com a carrinha. Felizmente, não houve feridos, embora tenha sido um embate com grande violência. Aliás, basta verem o estado em que o carro ficou…

Imediatamente após o acidente, a Google emitiu o seguinte comunicado: «Todos os dias nas estradas dos EUA acontecem milhares de acidentes, com a passagem de sinais vermelhos a ser a maior causa de acidentes urbanos nos EUA. O erro humano desempenha um papel em 94% destes acidentes, que é o motivo de estarmos a desenvolver tecnologia para carros completamente autónomos para tornarmos as nossas estradas mais seguras