A&D | Art Villa, a Casa na Selva da Costa Rica

A Art Villa

Boas, rapazes. Hoje, vamos até à Costa Rica para conhecer a Art Villa, uma casa incrível, localizada mesmo no meio da selva. Este projeto foi criado pelo estúdio Refuel Works em parceria com o estúdio FormaFatal e o resultado é impressionante.

Este projeto inspirou-se na selva circundante e nos trabalhos do arquiteto brasileiro Mendes da Rocha, conhecido por projetos monolíticos de cimento. Ao conhecer-se este contexto, o formato e o material utilizado para a Art villa torna-se autoexplicativo.

No seu todo, a casa consiste basicamente num bloco de cimento trabalhado. O telhado é uma plataforma de cimento, e as paredes interiores não estão revestidas por nenhum tipo de material. O resultado é uma casa crua, que contrasta com a selva que a rodeia e com as amenidades do interior, criando um aspeto de luxo brutalista.

Para não destoar do resto do edifício, tanto o chão como o teto são feitos também de cimento, mas polido. Mas, ao contrário do teto, este chão não se prolonga por todo o edifício. O chão polido está apenas presente nos locais principais, como a sala e a cozinha. Nos quartos e nas casas de banho, o chão é feito de azulejos da Nicarágua.

Mas o verdadeiro destaque da Art Villa (com exceção talvez da selva que a rodeia) não é o formato monolítico da casa, mas sim a sua piscina de cimento. A piscina estende-se para fora da casa, sobre a colina onde a casa está colocada, e torna-se assim no centro de todo este projeto e numa pérola brutalista na selva costarriquenha.

Vejam as fotos:

O exterior da Art villa Um dos quartos da Art villa

cozinha da Art villa