Sr.Fato – Como sei que a minha gravata é de qualidade?

Sr.Fato – Como sei que a minha gravata é de qualidade?
É assim um acessório muito elegante e que para além da sua função de génese ser o lenço de proteção do frio passou para um função de ornamento apenas e que nos eleva o nível de formalidade e apresentação num look.

Quem gosta muito de gravatas deve em primeiro lugar saber que não se trata apenas de tecido para usar no colarinho da camisa e que fique bem com o vestido da nossa companheira, para um casamento ou baptizado que fomos convidados. Se gostam de gravatas até deviam evitar esses “match” ou “pandam” que nas lojas gostam muito de aconselhar e que as senhoras gostam de “obrigar” os seus companheiros a usar para que fiquem a condizer!

A primeira dica para os cavalheiros que querem uma gravata de qualidade é que a gravata deve ser escolhida de acordo com a vossa personalidade, por outras palavras, devem escolher segundo o vosso próprio gosto, desde a cor ao padrão, independentemente da qualidade.

Em segundo lugar, devem procurar boas lojas de roupa clássica masculina, evitando assim aqueles packs de gravata + lenço de bolso que iguais e de tecido meio brilhante, é simplesmente horrível! (desculpem mas não tenho outro termo para definir estes packs)

O seguinte passo e importante, é que uma gravata de qualidade não é propriamente barata, se for desconfiem pois não se consegue boas sedas ou lãs de boa qualidade a preços muito baratos. Esta dica também não a podemos seguir à regra, porque existem lojas vintage ou segunda mão, que vendem gravatas de excelente qualidade a preços mais acessíveis.

Quando tocarem na gravata, sintam o seu toque, geralmente, podemos perceber logo pelo toque que é uma excelente gravata, mas isso é impossível explicar-vos sem tocarem numa gravata boa para referência.

O bom toque é definido pela delicadeza do tecido, se gostarmos de sentir o tecido já sabemos que a escolha é boa. Mas isto chega? Claro que não! O bom tecido está marcado com etiquetas a dizer “100% seda” ou 100% caxemira o que não é totalmente verdade porque a entretela que a deixa mais estruturada por dentro não é de seda, porém é das gravatas mais comuns e de grande qualidade que encontram nas lojas.

As melhores de sempre são, essas sim, as “seven-fold-tie”, gravatas que são construídas através de sete dobras de tecido que resultam numa gravata totalmente de seda e com uma leveza diferente de uma gravata com estrutura.

E perguntam vocês… Sr. Fato as cores e padrões não contam para a qualidade? Claro que contam! É sempre preferível ter uma gravata que é feita apenas para nós ou um tecido exclusivo em que são feitas pequenas coleções. As lojas que fazem coleções assim escolhem bons tecidos, com cores e padrões pensados ao pormenor, para que os seus clientes tenham gravatas extraordinárias e isso é um bom indicador de qualidade.

É claro que todos estes pormenores são apurados com o tempo, devemos procurar bem o que gostamos. Devemos sentir, olhar com atenção e experimentar as gravatas antes de comprar!

Para mais dicas assim sigam @senhorfato no Instagram.