Rapazes, esta semana escapamos para qualquer lugar. Isto porque, se para muitos é importante apenas o sítio, para outros tantos, é só mesmo preciso ir para qualquer lugar.
O ŠA atelier apresenta a cabine portátil ‘019’. Uma casa construída em oficina e que pode ser levada para qualquer lado. Idealmente, a casa está projetada para estar no meio da natureza e é por esse motivo que vos queremos mostrar este projeto incrível. É que, imaginem só, com estas casas podem ter o vosso escape onde quiserem e fugir para lá SEMPRE que quiserem.
A estrutura da cabine assenta num sistema de módulos, de forma a que facilmente se reproduza e se adapte a diferentes contextos. Esta primeira foi colocada na ilha das maçãs, na Lituânia, mas pode ficar em qualquer local onde o sol, o vento e a água sejam características climatéricas proeminentes.
O sistema de módulos que define a estrutura é um conjunto de elementos individuais: colunas, pisos, paredes, telhado, etc. Desta forma, o edifício pode ser transportado em partes montadas ou separadas, dependendo da situação. Alem disso, a cabine pode ser construída em diversas formas e tamanhos.
O teto foi pensado de forma a proteger a estrutura do calor do sol e tem uma forma que recolhe a água da chuva, despejando-a de um plano para outro aproveitando o fluxo de água.
Na Lituânia, a primeira cabana é cercada por uma topografia característica, de vegetação nativa exuberante. Este local exacerba as vantagens da arquitetura da estrutura da cabine. Nenhuma operação de construção local foi necessária e o volume visualmente leve do edifício combinam harmoniosamente com a paisagem natural.
No que diz respeito ao design do interior, todos os componentes foram projetados individualmente para este espaço em específico. A cabine de 23 m² e abriga dois quartos, uma sala, uma cozinha e uma casa de banho. Conseguem imaginar? Existem ainda dois móveis transformáveis e uma porta de vidro que abre em toda a largura e faz com que o interior se expanda para um terraço ao ar livre com vista para qualquer lado!
Digam lá que não dá vontade de arranjar já um cantinho para construir a vossa? Podem saber mais sobre o atelier e o projeto aqui!