SR. FATO – Barbear moderno ou à antiga?

Boas Rapazes, qualquer um de nós homens tem pelos na cara, uns mais e outros menos, mas nada disso nos impede de ter o nosso próprio ritual de barbear.

Ao longo da história, os homens tiveram sempre esta busca pelo barbear perfeito e mais cómodo, de tal forma que muitos usavam navalhas e outros objetos cortantes que nem sempre foram os melhores, até à invenção de King C. Gillette da lâmina que muitos achavam que era impossível de criar, por ser tão fina e que por ser descartável, levava o cliente a ficar dependente daquela compra.  O certo é que desde 1900 até hoje já existem milhares de modelos de giletes, muitas com diversas lâminas numa só máquina permitindo diferentes tipos de corte e de conforto, consoante o gosto do cavalheiro.

Mas a pergunta mantém-se sem resposta, qual a melhor forma de barbear? O barbear moderno, com as máquinas de barbear ou à antiga com as navalhas ou os barbeadores?

É tudo uma questão de gosto e de manuseamento da própria lâmina. Quem realmente faz do barbear um momento ritual do seu dia a dia, gosta de ter diversos cuidados, fazendo um barbear molhado com creme de barbear, um bom pincel e uma lâmina na navalha, que deve ser usada com muito cuidado ou para quem é menos habilidoso um barbeador, também chamado de “safety razor”. Por outro lado, temos os mais apressados que gostam de um barbear rápido e perfeito e como tal optam por uma visão mais moderna desse momento usando uma máquina de barbear elétrica. Estas máquinas funcionam com um sistema de lâminas em grelha que usam a elasticidade da pele em seu favor para levantar o pelo e cortá-lo de forma a que deixe apenas um toque suave quando passamos a mão pelo rosto.

Seja de uma forma ou de outra, tudo se resume ao conforto e ao nosso estilo de vida. Pois nem todos os cavalheiros gostam de uma pele totalmente macia deixando a barba maior ou então nem sequer têm a paciência de cuidar do seu rosto durante alguns minutos e perdem todo o ritual em frente ao espelho. Seja de uma forma ou de outra é difícil chegar a uma conclusão sem uma boa amostra de opiniões por isso, deixo aqui, algumas sugestões de produtos em conta para quem quer iniciar uma experiência de um barbear moderno ou à antiga e depois conto com a vossa partilha no instagram do @senhorfato! O que acham?

Navalha de barbear

https://bigbarba.com/collections/navalhas/products/navalha-cabo-de-madeira

Barbeador (Safety Razor)

https://bigbarba.com/collections/navalhas/products/gillette-classica

Creme de Barbear

https://www.lojadabarba.pt/pt2/barbear/reuzel-shave-cream-95-8g

Pincel de Barbear

https://www.lojadabarba.pt/pt2/semogue-texugo-pure-grey-amarelo?gclid=CjwKCAjw9vn4BRBaEiwAh0muDIpSj_m6LOatkMyv_c_aC-nydcJTIPI_i4H7RLgMk3izy3IT2xsQlRoCAkkQAvD_BwE

Máquina de Barbear elétrica

https://www.fnac.pt/mp13333805/Aparador-de-Barba-Philips-OneBlade-QP2520-30-Verde?gclid=CjwKCAjw9vn4BRBaEiwAh0muDLQaucKW22K34q7z3Ite1AoafpC4i5w6QD_Y4qD6_sZ3ZZfEJG17NxoCG-gQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds