Buzz Cut de barbeiro | Como cortar o cabelo sozinho em casa

Como cortar o cabelo sozinho em casa

Como toda a gente sabe, não estamos na melhor altura para ir ao barbeiro. Mas, infelizmente, não é por estarmos de quarentena que o nosso pelo vai deixar de crescer, não é? Por isso, hoje trazemos-vos um conteúdo que deve ajudar quem já nem consegue meter um capacete na cabeça. Bora aparar o bicho sem fazer asneiras?

Aqui temos 5 passos para vos ajudar a fazer o clássico corte Buzz Cut, ou corte militar, e a ficarem bonitões em casa. Vamos a isso!

1 – Escolher as ferramentas certas

Espelho de mão
Uma tesoura de cabelo
Uma máquina de cortar cabelo

Aqui o mais importante é que tenham uma boa máquina e que ela tenha, pelo menos, os 3 tamanhos de cortes principais: 1, 2 e 3. Há várias máquinas que podem comprar online a um bom preço e que já vêm com kits completos para o corte. Quanto ao espelho, se não tiverem um espelho de mão, podem usar qualquer outro espelho que consigam colocar nas costas. É mesmo importante que consigam ver o que se passa atrás ou farão asneira de certezinha.

2 – Preparar o cabelo para o corte

Parece uma dica irrelevante, mas acreditem que não é. É mesmo importante que o corte seja feito com o cabelo seco, sem óleos, ceras ou cremes. A máquina funciona muito melhor se o cabelo estiver seco e limpo. Assim, as lâminas não escorregam e não vão deixar o corte com falhas.

3 – Usar a regra do 3-2-1

O segredo para um Buzz Cut impec é muito simples, e a receita de ouro dos barbeiros para isso funcionar é a regra do 3-2-1. Isto significa: usar o tamanho 3 da lâmina na parte superior, o tamanho 2 nas laterais e o tamanho 1 para aparar as bordas.

Portanto, comecem o corte na parte superior com a máquina no tamanho 3. Ah, é importante tentar movimentar sempre a lâmina na direção contrária aos fios de cabelo e passa-la várias vezes no mesmo lugar. Assim fica garantido que todo o cabelo fica do mesmo tamanho.

Como cortar o cabelo sozinho em casa

Se a carapaça estiver mesmo muito grande, podem passar primeiro a máquina com o tamanho 3 por todo o cabelo, assim as laterais vão ser mais fáceis de fazer.

4 – Fazer as laterais

Depois do cabelo estar num tamanho uniforme que nos agrade, é hora de fazer as laterais. Alterem o tamanho da máquina para 2 e usem o espelho de mão para ajudar nesta etapa. Fiquem de costas para o espelho da casa de banho e levantem o espelho de mão, de forma que consigam ver pelo reflexo as vossas nucas. Pronto, agora com a outra mão “just do it”!

Como cortar o cabelo sozinho em casa

Comecem a cortar as laterais com o tamanho 2 de baixo para cima, mas sem chegar ao topo, claro. Assim as laterais ficarão mais curtas e o topo ficará maior. O segredo aqui é tentar ao máximo manter uma altura padrão por toda a extensão da cabeça. Vale colocar um tupperware redondo para marcar a altura limite que devem ir com a lâmina? Vale tudo, amigos.

5 – Caprichar nos acabamentos

Pronto, aqui já vão estar como o Tom Hanks n’”O Náufrago”, mas ainda é preciso uns retoques finais para ficar mesmo tudo certinho. Diminuam o tamanho do corte para o número 1 e vão passando a máquina só mesmo nas bordas do cabelo, ou seja: nos cabelos próximos da nuca, atrás da orelha e nas patilhas. Mas amigos, é só mesmo nas extremidades, de forma a parecer um degradê. Ah e, claro, sempre de cima para baixo.

Como cortar o cabelo sozinho em casa

Por fim, usem a tesoura para o desenho final. Ok, esta é a parte mais difícil e, se puderem, chamem a namorada, os pais, o irmão ou o colega de casa para ajudar. A ideia é que, com a tesoura, vão fazendo os acabamentos das laterais, de forma a seguir o desenho natural de crescimento do cabelo.

Pronto, agora é limpar esta bagunça e tomar um bom banho!
Comentem se conseguiram fazer!

Illustrations by Ted Slampyak