Gel, Cera, Pasta: Como escolher o produto certo para o cabelo

Gel, Cera, Pasta: Como escolher o produto certo para o cabelo

Há uns anos, quando queríamos fazer figura de bons rapazes e sair um bocado mais “arranjadinhos”, existia apenas uma opção para dar um jeito ao cabelo: o gel. Quem nunca usou um gel no cabelo que atire a primeira pedra. 😅😅 Hoje em dia, não sei se já deram conta mas há tantas m*rdas para o cabelo que uma pessoa tem de tirar um curso para perceber qual é o produto que deve escolher.

Por isso, fomos estudar um bocadinho para facilitar as vossas vidas. Fizemos um guia rápido com tudo o que precisam mesmo de saber antes de escolher um produto para o cabelo. Portanto, papel e caneta e vamos à aula: Como escolher o produto certo para o cabelo!

Principais factos a considerar quando vão comprar um produto para o cabelo:

Cada rapaz tem um tipo de cabelo completamente diferente do outro e as necessidades também são completamente diferentes. Há uns que gostam de um aspecto mais molhado, outros que só querem deixar os cabelos um bocado mais rijos. Outros gostam de brilho e há ainda os que gostam daquele efeito mais opaco. O facto é que existem produtos para todas essas necessidades e, por isso, têm de ter em mente quatro características presentes nos produtos de cabelo.

Brilhante – Há uma data de produtos, sejam eles géis ou ceras, que deixam o cabelo brilhante. Se o vosso cabelo for mais opaco talvez seja este produto de que precisam.

Matte – Quando virem no supermercado um produto com essa palavra é sinal de que é um produto que vai dar aquele aspecto de que não passaram nada no cabelo. Se a ideia é arranjar o cabelo mas de uma forma mais subtil, talvez devam usar produtos matte.

Fixador – Há produtos que deixam o cabelo mesmo rijo. Se a ideia é que passe um furacão e nem um fio de cabelo se mova é deste de que precisam.

Maleável – Em contrapartida, há uma data de ceras e pastas que permitem que o cabelo fique mais maleável. Ajudam a deixar o o penteado alinhado mas, mesmo depois de pronto, ainda o podem modificar se quiserem.

 

Tipos de produtos para os cabelos

Agora que já sabem as características principais dos produtos para o vosso cabelo, vamos tentar perceber quais são os tipos de produtos que existem. Assim podem escolher o produto certo para cada ocasião e para cada tipo de cabelo.

GEL

Gel, Cera, Pasta: Como escolher o produto certo para o cabelo

Este é um velho conhecido e toda a gente por aqui deve saber como é que funciona. É um daqueles produtos “fixadores” e “brilhantes”. Deixam o cabelo com efeito molhado e muito rijo. É ideal para quem quer manter o cabelo alinhado o dia inteiro. Afinal, o produto só sai mesmo com água e champô. Deve ser aplicado com o cabelo ainda molhado e deve se evitar passar na raíz do cabelo, já que este produto possui álcool na sua composição e pode danificar a raíz.

Quem tem o cabelo muito grosso e difícil de moldar, o gel é uma boa ideia. Para os rapazes que têm o cabelo seco, este produto também funciona muito bem.

 

CERA

Gel, Cera, Pasta: Como escolher o produto certo para o cabelo

A cera é um produto “maleável” que se assemelha ao gel no sentido em que tem brilho mas não deixa o cabelo com efeito molhado. A cera geralmente é à base de água e, por isso, não tem contra indicações. Embora a cera ajude bastante a fixar o cabelo, provavelmente quando forem “checkar” o penteado ao fim do dia, ele estará diferente do que estava de manhã.

Como é um produto brilhante, para quem tem o cabelo fino mas seco, a cera deixará o cabelo impec e é uma ótima opção para o dia a dia.

 

PASTA

Gel, Cera, Pasta: Como escolher o produto certo para o cabelo

Há sempre uma confusão acerca da diferença entre cera e pasta, mas a verdade é que é bastante simples de perceber. As pastas, embora venham em embalagens parecidas com as das ceras, são produtos “fixadores” e “matte”. Isso significa que vão deixar o cabelo opaco e seco. Portanto, se o vosso cabelo já é seco não vale a pena irem por aqui.

As pastas, como têm o aspeto matte, vão deixar o cabelo rijo mas com um ar mais natural, como se não tivessem passado nada. É o ideal para quem tem o cabelo fino e com mais óleo. Assim ajudam a controlar a oleosidade e deixam o penteado firme o dia todo.

 

Sprays

Gel, Cera, Pasta: Como escolher o produto certo para o cabelo

Toda a gente por aqui já deve ter visto alguém a usar um spray no cabelo em algum filme. É verdade que parece mais um produto de filme do que da vida real. Ninguém tem muito o costume de usar sprays de cabelo, mas pode dar jeito n’alguns casos.

Os sprays poderiam ser um intermédio entre o gel e a pasta. Dão o aspeto que poderíamos chamar de semi-brilho: não parece molhado, mas ficamos com um brilho natural. São produtos também muito fixadores e são ideais para o toque final do penteado, de forma a deixar tudo firme depois de arranjado. Serve para todos os tipos de cabelo e só saem com um belo banho!

Deixem nos comentários qual destes produtos gostam mais e boa sorte nesta saga!