Niki Smart Honda Xl500 Motorbike

Niki Smart Honda Xl500 Motorbike

O nome do rapaz responsável pela criação desta mota já diz alguma coisa: Niki Smart. Niki, além de “smart” (desculpem-nos a piada), é de facto um boss relativamente ao design automóvel. O designer britânico, e chefe da equipa General Motors Advanced Design em Los Angeles, foi o responsável pela criação do carro de corrida Ariel Atom. Se compararem bem, até conseguem ver semelhanças entre as duas obras.

O Ariel Atom lá tem o seu prestígio, é verdade, mas aos nossos olhos a Honda XL500 é quem vence. Aliás, não só aos nossos olhos. A mota recebeu dois troféus: “Custom/Modified” e “Design and Style”, no Quail Motorcycle Gathering, um rally de motocicletas realizado anualmente na Califórnia.

“Mas contem-nos lá o que é que a máquina tem de tão especial!” Ora, rapazes, basta darem uma vista de olhos nas fotografias para percebem. Além disso, temos algumas informações a acrescentar: a mota foi construída a partir do motor de uma XL500 de 1981 e levou mais de uma década para ser finalizada (para além de envolver um exército de especialistas).

As referências para a criação da mota vieram de duas fontes: imagens de pilotos que Niki viu numa exposição e pilotos europeus experimentais da segunda metade do século XX. A partir dessas duas inspirações, Smart decidiu usar garfos ao estilo Hossack e explorou diversas técnicas de fabricação. A impressão 3D de peças bases, por exemplo, que serviram de moldes para as peças finais. Todos os tubos da estrutura foram fabricados a partir de 4130 chromoly, e algumas peças foram feitas a partir deste material fundido.

Então, digam lá: é ou não é uma máquina digna de prémio?

Mais informações aqui!

Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike Niki Smart Honda Xl500 Motorbike