A construção de uma La Maison d’Egypte na Cité Internationale Universitaire de Paris tinha que ser um projeto icónico. O Studio Malka Architecture fez um complexo de moradias para estudantes em Paris, um edifício que abriga a receção da embaixada egípcia. Estamos parvos com isto, rapazes!
É chamado de cidade dourada, por ser revestida a ouro, e pretende recriar a cultura e história egípcia ao desenhar “as raízes de uma nova modernidade”. La Cité d’Or representa uma nova identidade egípcia, que junta a história antiga do país com a sua atualidade. É uma viagem pelas regiões e províncias do Egito, mas também pelo tempo, onde a história e a mitologia se fundem com os usos mais contemporâneos.
O Studio Malka sobrepôs 42 blocos pré-fabricados, cada um uma personalização física dos nomes do Egito antigo. À entrada da Maison d’Egypte está um portão monumental característico dos templos egípcios.
“A cidade do ouro, é uma definição de uma nova identidade egípcia, na encruzilhada da história antiga e da contemporaneidade, em direção a uma arquitetura física, mística e atemporal”.