A&D | Mirage Gstaad

 Mirage Gstaad

Malta, estávamos ontem na secção “explorar” do Instagram e descobrimos esta casa do artista americano Doug Aitken. Fomos investigar mais a fundo e decidimos trazer como projeto de A&D da semana. Afinal um projeto tão original como este merece um espaço aqui no blogue. Concordam? Pronto, vamos então ao que interessa.

Em termos de estrutura, se trocássemos os espelhos por madeira, seria uma clássica casa de fazenda Californiana dos anos 1920 e 1930. Mas é aí que está a genialidade do projeto… Doug Aitken queria que a casa refletisse a paisagem das montanhas de Gstaad, na Suíça. Por isso, usou uma estrutura clássica de casa de campo revestida, das paredes ao telhado, com espelhos gigantes.

Aitken já havia instalado a Mirage Gstaad no deserto, ao redor de Palm Springs, em 2017. E dentro de um antigo banco estadual em Detroit no último ano. Ao longo destes anos de montagem e desmontagem, ele acabou por fazer alguns ajustes ópticos nos ângulos da estrutura.

A Mirage Gstaad tem as portas abertas a visitantes que podem explorar livremente o projeto. É que por dentro também há surpresas… O interior também é espelhado, fazendo com que se crie um efeito de caleidoscópio.

 Mirage Gstaad  Mirage Gstaad  Mirage Gstaad  Mirage Gstaad