Review | V85 TT, a mais recente trail da Moto Guzzi

Moto Guzzi V85 TT

A nova V85 TT da Moto Guzzi é a mais recente aposta no segmento das motas de aventura / trails e agrada também aos amantes das linhas retro e já vão perceber porquê.

Chegou em Abril a Portugal e é já um sucesso de vendas da marca. Tem reunido bastantes curiosos, tanto pelo preço como pela estética, com um pé no streetfighter e outro na scrambler mas, seguramente com os dois no segmento das trails feitas para todo o terreno, como o próprio modelo indica: V85 TT.

Estava já prometida a minha review no Bons Rapazes logo após o Lés a Lés, onde tive a oportunidade de passar 6 dias em cima desta mota. Ao longo de cerca de 3.000km em Estradas Nacionais, Camarárias e fora-de-estrada, mas também algumas centenas em auto-estrada, senti-a quase uma extensão do meu corpo pelo que, o que inicialmente estranhei pela ciclística bastante diferente da Moto Guzzi V7 III que conduzo todos os dias, acabou por se entranhar e por se revelar bastante especial nos roteiros citadinos.

Moto Guzzi V85 TT

O mercado das trails de média dimensão está num crescimento bastante acentuado e esta foi a resposta da Moto Guzzi. O motor V já tão conhecida da marca, chega neste modelo 853cc, apesar de parte dele aproveitado do modelo V9, este foi aperfeiçoado e adaptado a novas necessidades para que esta Moto Guzzi V85 TT pudesse debitar 80 cv às 7750 rpm.

Talvez seja a pessoa mais suspeita para vos vir falar de Moto Guzzi quando eu próprio sou um guzzista mas, se fosse comprar uma trail neste momento, digo-vos com toda a certeza que optaria por uma de média dimensão. A minha utilização da mota é sobretudo em cidade, onde este modelo se revelou muito cumpridor com um bom comportamento da caixa, a suspensão que pode ser regulada, excelentes consumos e uma ciclística que nos dá confiança para a colocar nos sítios mais arriscados. Se podem melhorar alguma coisa? Podem: controlo de tração demasiado sensível, deveria ter chave contactless e como não tem a chave da ignição deveria ser suficiente para abrir as malas (bastante generosas por sinal) da mota. Mas tem outras coisas muitos boas:  tecnologia avançada com 3 modos de condução: ROAD para uma condução suave, RAIN para situações de aderência reduzida e OFF-ROAD para explorar ao máximo o chassis e o motor durante os fora-de-estrada. CRUISE CONTROL que permite manter a velocidade bastando premir um botão, painel de instrumentos digital com display TFT a cores, que se adapta às diferentes condições de luz e ainda permite a conexão com o smartphone, ampliando as funcionalidades do painel de instrumentos: ouvir música, fazer e receber chamadas telefónicas ou acompanhar a navegação…

O preço? Um mimo a partir dos cerca de 11.875€… Vejam aqui.

Moto Guzzi V85 TT Moto Guzzi V85 TT Moto Guzzi V85 TT  Moto Guzzi V85 TT Moto Guzzi V85 TT Moto Guzzi V85 TT Moto Guzzi V85 TT Moto Guzzi V85 TT Moto Guzzi V85 TT