Introdução ao mundo dos Gentlemen
Boas Rapazes! Esqueçam tudo aquilo que leram sobre ser um gentleman! Esqueçam aquela lista numerada de regras que apenas fazem de nós homens, uns “players” no jogo da sedução ou simplesmente um príncipe encantado num reino completamente fantasiado.
Ser gentleman é muito mais que isto e proponho que olhem para esta forma de estar com outros olhos, pensem mais em cultivar a boa educação do que em namoriscar raparigas.
O conceito de gentleman vem dos ingleses, muito convencionais e claramente clássicos, são por vezes tão cinzentos que lhes falta a alegria do verão, tão português. Nós “tugas” não somos só minis e futebol, também somos cultos e na nossa herança histórica conta com grandes feitos por este mundo fora, mas realmente penso que nunca definimos um conceito de homem de boas maneiras e que cruza a perna de forma tão meticulosa que por vezes chega a parecer demasiado teatral. Somos simples, mas somos gentis e a prova disso é que existe o Senhor Fato e posso garantir que se ainda não tínhamos encontrado a nossa definição de gentleman português, estou aqui para começar essa construção!
Fatos, carros, motas, acessórios, desporto, mas também ter um bom discurso, ler, andar informado, ser culto e acima de tudo bem-educado, pensar em si, mas sempre a pensar como partilhar a sua vida com os outros, do que nos vale ser óptimos quando à nossa volta mais ninguém pode ser igual? Seria egoísmo e claramente que não queremos ninguém com inveja da nossa pessoa!
A gentileza pratica-se e o Português ainda está a tempo de construir uma nova figura, deixarmos de estereótipos do homem que só fala em calão e conseguir progressos a nível principalmente cultural, quem souber um pouco de tudo verá o mundo com outros olhos, um gentleman deve focar-se apenas em praticar o bem, tudo o resto são benefícios desses atos!
Será que o cavalheiro é assim tão raro como dizem aqueles que passam por uma porta segurada por um ser humano que só quis servir o próximo? Fica para pensarem e vamos aos poucos construir uma narrativa mais objectiva com bons exemplos para ser um Bom Rapaz, que é como quem diz, um Gentleman!
Sr.Fato