A&D | As linhas modernas de Nuno Piedade em Ponte de Sor


Olhando assim rapidamente pode parecer, mas não… não é já o escape de fim-de-semana e também não é uma daquelas casas incríveis que estamos acostumados a ver por aqui. É mais um projecto made in Portugal, sim, mas que, desta vez, se prende com uma causa maior.

Trata-se – pasmem-se – de um Centro de Cuidados a Idosos em Ponte de Sor e é, com todas as certezas, o Centro de Cuidados a idosos com mais pinta que já vimos. O responsável pela realização deste projecto chama-se Nuno Piedade Alexandre e, pelos vistos, cumpriu com sucesso.

A ideia era a criação de um edifício que completasse o complexo já existente, fornecendo quartos extras necessários (ao total são 10 quartos duplos e 4 individuais), com uma prioridade: garantir o bem-estar dos pacientes. O resultado é um prédio que utiliza o espaço mínimo para as funções necessárias, de forma a se enquadrar perfeitamente na área de terra disponível e manter a ligação com o edifício já existente.

Foi tudo muito bem pensado, desde a geometria resultante do design, que define a imagem do edifício, passando pela escala que procura estabelecer uma relação com as árvores à volta e criar algum tipo de distinção dentro da paisagem urbana. Já para não falar das saliências que encontramos na fachada, projetadas para devolver luz natural ao espaço.

O projecto acabou por se tornar um símbolo apelativo para a cidade. Também basta olhar para as imagens para perceber que não havia forma de isso não acontecer. É ou não é um projeto “daqueles”, rapazes?