A&D | Pan Treetop Cabins: em perfeita sintonia com a floresta norueguesa

Pan Treetop Cabins

Já publicámos uma fotografia destas cabanas lá no @bonsrapazes, mas ainda não tínhamos falado delas por aqui… É inaceitável, não acham? Chamam-se Pan Treetop Cabins e são mais um daqueles lugares de A&D que bem poderiam ser um escape de fim de semana incrível.

O projecto foi o resultado de encomenda da PAN – Tretopphytter ao estúdio de design da arquiteta Espen Survevik. A ideia de Espen Survevik era construir uma cabana que, para além da estética contrastante com o ambiente, pudesse contar um pouco da história da região.

A ponte de entrada (entre as escadas e as cabanas) teve inspiração no trabalho do falecido escritor, romancista, pintor e ilustrador finlandês, Tove Jansson. Espen Surnevik comenta: “Para mim, isto representa um sentimento genuíno de como o indivíduo nórdico se relaciona com as longas distâncias entre assentamentos na área rural da Escandinávia”. Segundo Surnevik, a ponte que leva ao edifício é como um caminho ritualístico,  onde há tempo para refletir.

Além destas referências, as Pan Treetop Cabins também  foram inspiradas nas antigas torres de vigia contra os incêndios das florestas. Nesse sentido, as cabines foram projetadas para serem mesmo altas, 8 metros acima do solo. Para suportar tudo isto, a estrutura estende-se a 6 metros de profundidade, de forma a manter as cabanas em segurança, mesmo com os ventos mais fortes.

As cabines têm aproximadamente 40 metros quadrados de extensão (5,4m de altura, 8,4m de comprimento e 3,7m de largura) e podem acomodar até seis pessoas. Há aquecimento elétrico completo nos pisos, uma lareira, casa de banho e uma pequena cozinha.

Pan Treetop Cabins Pan Treetop Cabins Pan Treetop Cabins Pan Treetop CabinsPan Treetop Cabins Pan Treetop CabinsPan Treetop Cabins Pan Treetop Cabins