Há alguns dias, Tim Cook decidiu “declarar guerra” ao Spotify. Talvez estejamos a exagerar um bocado, mas a verdade é que o CEO da Apple criticou o Spotify ao dizer que os algoritmos da plataforma têm feito o mundo musical ser cada vez mais de bits e de bytes e menos de arte. Basicamente, a ideia de Cook é que os algoritmos têm-nos sugerido músicas de forma mecânica, quando o processo devia ser mais humanizado como -segundo ele- a Apple faz.
Intrigas à parte, após esta crítica, a Apple Music está a lançar um novo recurso de playlists personalizadas, o “Friends Mix”. Este novo recurso irá reunir as músicas que os teus amigos estiverem a ouvir, sendo agrupadas numa playlist para ti. Claro que ainda há ali algum algoritmo para filtrar as músicas ao teu gosto, mas a ideia é, de facto, interessante.
As playlists terão 25 faixas e devem ser atualizadas todas as segundas-feiras, com base nas músicas que os teus amigos ouviram nos últimos sete dias. De momento, o recurso está em período de teste, o que significa que apenas alguns usuários o podem utilizar. Entretanto, a Apple deverá disponibilizá-lo para todas as contas Apple Music em setembro.