Como manter a barba – Cuidados diários

Reparem pelas ruas quantos homens estão a deixar crescer os pelos da cara. Ou, se observarem quantas barbearias estão a espalhar-se por aí, chegarão à mesma conclusão que nós: nos últimos tempos, os homens passaram a demonstrar um grande fascínio pelos pelos faciais.

Por isso, resolvemos reunir algumas dicas para manter a barba bem cuidada e majestosa. Portanto, acompanhem aqui em baixo alguns cuidados diários que vão fazer toda a diferença no aspecto da vossa barba.

Cuidados ao aparar a barba

Se és um gajo atrapalhado com coisas manuais, um erro de principiante é tentares aparar a barba sozinho. Vai até uma barbearia de que gostes e explica que tamanho e formato aprecias. O barbeiro deixará tudo alinhado e vais precisar apenas de alguns cuidados diários.

Esta parte não é assim tão difícil. Basta aparar o comprimento da barba com uma máquina de cortar cabelo. A seguir, aplica pouca espuma, para conseguires visualizar nitidamente a linha da barba que precisas aparar e retirar os pelos em excesso, preferencialmente com a lâmina de barbear.

Produtos para o cuidado da barba

Vais precisar também de alguns produtos novos na casa de banho. Aqui em baixo está a lista e já vamos explicar  a função de cada item.

Champô para barba
Óleo para barba
Bálsamo para barba
Pente de madeira


Champô para a barba

O champô para a barba serve obviamente para limpar e esta parte é bem importante, não acham? Uma barba bem limpa é o primeiro passo para uma barba majestosa.

Os pelos da barba não são como o cabelo, portanto, um champô específico para a barba faz toda a diferença. O importante ao escolher o champô é optar por produtos mais naturais, sem sulfatos, parabenos, silicone e sódio. Estes elementos servem para limpar um motor de carro, não a barba!

Óleo para a barba

Os pelos da barba geralmente são mais grossos e secos que os cabelos, por isso, precisam ser mais hidratados. Os óleos para a barba, além de deixarem os pelos com bom cheiro, hidratam os pelos e deixam-os brilhantes. Tenham cuidado para não exagerar. Três ou quatro gotas são suficientes.

Quanto à forma de usar, não há segredo, espalha algumas gotas nas mãos e aplica na barba.

Bálsamo para barba

A principal função do bálsamo é moldar a barba. Também há bálsamos com aroma, mas  geralmente duram menos tempo que os aromas dos óleos. Portanto, sim, podes usar os dois produtos, desde que tenham o mesmo cheiro.

Após a aplicação do óleo, espalha uma quantidade pequena de bálsamo nas mãos, esfrega na barba e, a seguir, molda-a com o pente de madeira.

Pente de madeira para a barba

Bons rapazes, não posso utilizar um pente de plástico? A resposta é sim, mas não é o mais indicado, pois o pente de plástico acumula eletricidade estática devido à fricção com os pelos e, por isso, o pente de madeira deixará a barba mais alinhada. Temos uma ótima dica de pente de madeira aqui.

Agora já podes compartilhar este post com aquele amigo de barba desgrenhada…