Uber patenteou tecnologia que detecta passageiros bêbedos antes de entrarem no carro

A Uber patenteou uma tecnologia que lhe permitirá detectar através do telemóvel do utilizador se o passageiro está alcoolizado ainda antes de entrar no carro. Parece que estamos em “1984” de George Orwell e que todos os nossos passos são controlados. Neste caso é um bocado assim: a tecnologia contabilizaria a quantidade de erros gramaticais ao escrever na aplicação, o número de vezes que se deixa cair o telemóvel ou mesmo o tempo que se demora a premir uma tecla.

Parece surreal, mas a Uber estará mesmo a pensar implementar a tecnologia. A aplicação basicamente recolheria dados do utilizador através de inteligência artificial e, com base na análise feita, determinaria se um utilizador poderia ou não entrar no carro. Para os passageiros alterados, a Uber diz que lhes seria designado um condutor habituado a ligar com situações semelhantes.

Para aqueles que deixam o carro de lado para uma noite de excessos, poderá não ser a melhor opção. Imaginem lá a noite de Santo António já com esta medida em vigor. Seria bonito! Podem ler mais sobre o tema aqui.