Fernando Guerra é um nome que ressoa quando se fala de fotografia e arquitectura. O arquitecto de formação e fotógrafo por vocação tem sido o grande responsável pela difusão da arquitectura contemporânea portuguesa por todo o mundo. Criou um modo de olhar e de sentir em que a fotografia dá um novo significado à arquitectura e ela retribui conferindo também uma nova dimensão à imagem estática.
A fotografia é um modo de vida e um ponto de partida para tudo aquilo que existe no mundo. É aí que a FG Edition aparece. A marca lançada em 2014, em parceria com a Sul, foi pensada para os amantes da fotografia: Fernando desenhou alças para câmaras, estojos para cartões de memória e bolsas para objectivas. Hoje, confessa que o projecto não estava programado na sua vida, mas foi o mote para mais uma aventura pessoal.
A necessidade de carregar consigo as coisas que lhe são mais próximas ditou este interesse em criar malas de transporte, entre outros acessórios, e de perceber como são manufacturados. Teve a preocupação de o fazer recorrendo a materiais nobres. Primeiro quis sentir o cheiro da pele, sentir a patine que lhe assenta devido ao desgaste dos anos. Depois, cruzou a inspiração dos locais que visitou e culturas que conheceu com a tradição artesanal portuguesa.
FG Edition é também um projecto que pretende impulsionar a indústria portuguesa e que, acima de tudo, acredita no poder do toque e no valor de criar coisas com as mãos. É uma colecção feita para enfrentar o tempo sem medo e para retirar dele a maior das virtudes: a longevidade e as histórias que advém dela.