ModaLisboa | 50ª edição arranca amanhã no Pavilhão Carlos Lopes

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 40 seg

É já amanhã que arranca a 50ª edição da ModaLisboa (Lisboa Fashion Week), no Pavilhão Carlos Lopes. O número é, sem dúvida, redondo e especial, mas o propósito continua a ser o mesmo: o da liberdade artística e criativa, para eternizar a moda. De 8 a 11 de Março, a capital portuguesa é introduzida às colecções outono/inverno 18/19, numa iniciativa que junta criadores consagrados, LAB e Sangue Novo.

Essa mesma liberdade torna-se visível na diversidade de temáticas propostas pelos criadores que vão passar pelo Pavilhão Carlos Lopes nos próximos dias. Vamos ter os anos 20 de Duarte, o cinema mudo de Aleksandar Protic, as auroras boreais de Gonçalo Peixoto e o sexto sentido de Filipe Faísca. Mas não fica por aqui. David Ferreira apresenta uma mulher que se inspira no guarda-roupa da avó para trazer essa inspiração para os millenialsCarolina Machado recupera o tema do amor como “objecto e obsessão”. Kolovrat propõe “realidades em mudança”. Luís Carvalho deixa-se inspirar pelos edifícios e luzes das grandes cidades, e pelas silhuetas, materiais e grafismos da década de 60. Dino Alves, por outro lado, foca-se na actualidade e nas transformações da sociedade. Olga Noronha reinterpreta a “incerteza inquietante” de Freud, quando o ser-humano é confrontado por uma realidade que é mistério e imaginação, como um museu de cera. Enfim, bons motivos não nos faltam para lá estar! Mas aqui vai mais um.

Como já vem sendo habitual nas últimas edições do evento, a moda é complementada pela imagem, que se surge sob a forma da fotografia na WorkStation. A ModaLisboa convidaos fotógrafos Ana Roque Di Pinho, Arlindo Camacho e Pedro da Silva a partilharem a sua perspectiva do evento, ao criarem imagens que sejam uma descrição perfeita de “moda”. Afinal de contas, é a imagem que dá identidade e coro à moda, fazendo com que esta se prolongue no tempo. O trabalho dos três fotógrafos será exposto na área exterior do Pavilhão Carlos Lopes, nos dias 9, 10 e 11 de Março, e estará aberto ao público.

Calendário de desfiles aqui.
Mais informações aqui.