5 passos para descarregarmos toda a informação que o Facebook tem sobre nós

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 30 seg

Tempo agora para falarmos de assuntos sérios. Nas últimas semanas, têm sido milhares as pessoas que, em todo o mundo, têm decidido apagar as suas contas de Facebook, a propósito do recém-descoberto escândalo da Cambridge Analytica. Não sabemos se é o vosso caso ou se estarão a pensar fazê-lo entretanto, ou se simplesmente têm curiosidade para saber que informações é que realmente o Facebook detém acerca de vocês…

Se for esse o caso, o que têm a fazer é basicamente um download de todos os vossos dados desde que criaram a conta até hoje. O processo é simples e a chegada da informação deverá acontecer num mínimo de 10 minutos e num máximo de 24h, dependendo da ocupação dos servidores no momento.

De acordo com a Good, é assim que devem fazer:

1 – Façam login no Facebook através de um desktop;

2 – Acedam às definições de conta no canto superior direito do ecrã;

3 – Dentro das “Definições Gerais de Conta”, no fundo da página, abaixo de “Gerir Conta”, irão ver uma hiperligação que diz “Descarrega uma cópia dos teus dados do Facebook”. Cliquem aí;

4 – Vai-vos ser pedida a vossa password e receberão um email do Facebook assim que o arquivo estiver pronto;

5 – Quando recebem o email, ser-vos-á pedida a password novamente. Só aí farão finalmente o download do vosso arquivo de dados, que, à partida, irá parar às “Transferências” como pasta comprimida.

Agora, preparem-se, porque é provável que encontrem alguns tesourinhos deprimentes que já nem se lembravam: posts, fotos, vídeos, contactos, mensagens, uma lista dos vossos amigos e de pessoas que “desamigaram”, informações de chamadas e SMS, e muito mais…