Fisker: nova bateria promete 800 km de autonomia em 1 min de carga

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 30 seg

Parece que as famosas baterias de iões de lítio podem ter o seu futuro ameaçado… A Fisker Automotive, marca norte-americana de carros eléctricos, acaba de registar uma nova patente para baterias de estado sólido – juntando-se assim a uma pequena lista de empresas que vai investir neste segmento, como a Toyota, por exemplo. O EMotion, carro de produção actual da marca, poderá receber a nova bateria em 2023. O que é que torna esta bateria especial?

O CEO da empresa, Henrik Fisker (ex-designer da Aston Martin), prevê que, com esta nova tecnologia, o EMotion possa gerar uma autonomia superior a 800 km – e a parte mais incrível é que a carga pode ser feita em apenas um minuto. A autonomia prevista para o EMotion, com bateria de ião de lítio, é de 600 km, com 9 minutos de carga para cada 200 km. Como vêem, uma diferença abismal. A densidade da carga nas baterias de estado sólido é quase 3 vezes superior.

A Fisker Automovite tinha já sido pioneira na produção de um automóvel híbrido plug-in entre 2007 e 2014 – o Karma. Problemas com o fornecedor acabaram por ditar a falência da empresa, tendo o Karma sido vendido à empresa chinesa Wanxiang. Em 2016, Henrik Fisker fundou a nova Fisker. Agora, a nova tecnologia será apresentada já em janeiro de 2018, durante a edição do Consumer Electronic Show, em Las Vegas.