+POOL: Nova Iorque vai ter uma piscina incrível sobre o rio

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 30 seg

No início do século XX, os nova-iorquinos tinham o hábito de tomar banho em piscinas flutuantes sobre o Rio Hudson. Tal privilégio viria a terminar, por culpa da poluição proveniente dos esgotos. Agora, um grupo de 4 amigos inventou a +POOL e o problema, muito provavelmente, ficou resolvido. Pelo menos, já descobriram a forma de manter a água limpa. Agora, só falta mesmo conseguirem o mais difícil: que a lei que proíbe banhos no rio seja alterada.

A +POOL foi concebida em 2010, partindo de uma simples ideia: em vez de se tentar limpar o rio inteiro, porque não fazê-lo apenas numa área específica? Depois, surgiu outra questão: e que tal se mudássemos a forma como os nova-iorquinos vêem o rio, dando-lhes a possibilidade de nadar nele? E foi assim que nasceu o projecto desta piscina em forma de +, junto ao porto fluvial de Nova Iorque, desenhada para filtrar as águas do rio através das suas paredes.

A +POOL foi o primeiro grande projecto a ser lançado através do Kickstarter e a angariar mais de 40 mil dólares em apenas 7 dias. Com este valor, os criadores puderam testar a primeira camada de filtragem na ponte de Brooklyn, em 2011. Em 2013, uma segunda campanha na plataforma de crowdfunding arrancou, desta vez, atingindo-se um total de 300 mil dólares, e começou a ser testada a versão final do sistema de filtragem, ao longo de 6 meses. Muitos especialistas estiveram envolvidos no processo, e juntos conseguiram provar que a tecnologia da +POOL é possível e eficiente (sem recorrer a químicos).

Hoje, 7 anos mais tarde, continuam a ser feitos esforços no sentido de tornar este sonho realidade. A +POOL está no bom caminho, depois de ter conseguido o patrocínio da Heineken, que irá doar cerca de 100 mil dólares ao projecto, caso este reúna cerca de 100 mil assinaturas por parte dos nova-iorquinos. Vejam o vídeo do projecto acima!