Era um final de tarde ameno pelo Chiado. Reunimos, uma vez mais, um grupo de ilustres amigos que tantas vezes encontramos individualmente mas que raramente conseguimos juntar à mesma mesa. O Chiado recebe sempre muito bem. Na verdade, é histórica a relação deste bairro com os amantes da boa mesa e talvez não seja por acaso que os 3 restaurantes a receber o Jantar de Rapazes sejam pela zona.
No 100 Maneiras fomos recebidos pelo Chef Ljubomir e pela sua equipa. O grupo de bon vivants, se é que me permitem, começou a juntar-se depois das bicas tomadas num qualquer balcão de café das imediações. Foram chegando aos poucos. Abraços e apertos de mão dados, e com a boa disposição que caracteriza cada um destes bons amigos, juntámo-nos na pequena sala da entrada para uns cocktails que iriam abrir o apetite ao que viria a ser o jantar. E que repasto!
Há uns meses e por chamada telefónica normalíssima com o Ljubomir, decidimos que o jantar teria como base o bacalhau. Para além de considerarmos ser uma das maravilhas da gastronomia portuguesa, um destes rapazes que vos escreve esteve uns meses antes na Noruega a aprender a pescá-lo. Não trouxe um nem para amostra (e em fotos nas redes sociais acredita quem quer) mas felizmente há muito por cá e temos chefs que sabem prepará-lo. Coincidência é que uma das especialidades desta casa é o ‘estendal de bacalhau’ mas não ficámos pela entrada. Nas fotos vão poder ver outros pratos que foram servidos com igual categoria.
No dia seguinte há sempre quem pergunte: “mas o que é que se fala num jantar de homens?”. Tudo, falamos de tudo e de nada em particular. Acima de tudo divertimo-nos entre amigos e pessoas que partilham os mesmos gostos, nem que seja o cliché necessário do futebol e carros. Mas não é só isto.
Obrigado a cada um de vocês por este encontro. Temos de repetir.
Espreitem as fotos do jantar aqui.
Conheçam a terra do Chivas, Aberdeen na Escócia, aqui.
Descubram como fazer os vossos próprios cocktails Schweppes aqui.