Não sei se vos ocorre algum outro dia melhor do que as sextas-feiras para se encontrarem com amigos e beber umas cervejas mas, por aqui, é o dia perfeito. Acaba-se o dia, a semana, o stress, e bebem-se umas frescas. Parece que lhes sinto o sabor e ainda só é terça-feira.
No fim de semana passado, convidámos uns amigos e fomos fazer o habitual mas, desta vez, com quem sabe. O Beer Experience é um evento promovido pela Super Bock para dar a conhecer mais sobre cerveja, mas não só sobre a deles próprios. É precisa uma confiança muito grande para se atirarem desta forma para o mercado, junto de outros produtores que, ainda que mais pequenos, quererão um dia chegar à sua dimensão. Mas a verdade é que também é desta forma que conseguem fazer mais e melhor, juntando num só espaço marcas nacionais e internacionais com um só objectivo: informar quem se interessa por cerveja. Aguardamos pela 2ª edição para mais brindes!
Entretanto, vejam aqui alguma informação sobre as famílias de cervejas e, se tiverem alguma coisa a acrescentar, fiquem à vontade para o fazer na zona para comentários ao fundo.
Família: LAGER
São as cervejas de baixa fermentação.
Na sua grande maioria são estilos de cervejas mais leves e claras, mas também temos dentro dessa família uma grande variedade de cores, aromas, intensidade de corpo e complexidade. Alguns exemplos de estilos da família Lager:
Pilsen: estilo de cervejas douradas, brilhantes, um bocado amargas.
Schwarzbier: estilo de cervejas escuras feitas a partir de maltes torrados.
Bock: estilo de cervejas em sua maioria avermelhadas.
Família: ALE
São as cervejas de alta fermentação.
Weizenbier ou Weissbier: cervejas de trigo típicas da Bavária, região mais ao sul da Alemanha. Na sua grande maioria são não filtradas, mas também existem as versões filtradas.
Stout: estilo de cerveja típico do Reino Unido e Irlanda. Apresenta aromas e sabores de torrefacção.
Dubbel: estilo típico belga, de coloração castanha.
Família: LAMBIC
São cervejas de fermentação espontânea. De paladar bem distinto, a sensação de bebê-las lembra em muito a de um espumante.
Faro: cerveja lambic com açúcar.
Geuze: blend de cervejas lambic.
Kriek: cerveja lambic com adição de cerejas durante o período de maturação em barrica.