Para que serve? | O pequeno bolso das calças de ganga

bolso jeans

Toda a gente tem, pelo menos, um par de jeans. São uma peça obrigatória em qualquer roupeiro. Os jeans já estão nas nossas vidas há quase dois séculos, e, em grande parte, isso deve-se ao senhor Levi Strauss. Mas será que os conhecemos tão bem quanto pensamos? A resposta é não. De certeza que já todos nós reparámos naquele bolso pequenino acima do bolso da frente. Todos os jeans têm um (não é por acaso que são chamados de 5-pocket jeans) É provável que até já lhe tenhamos dado uso alguma vez na vida. Mas a questão é: sabemos qual é realmente o seu propósito?

Actualmente, muitos usam este pequeno compartimento das calças de ganga para guardar moedas, principalmente as de 1, 2 e 5 cêntimos, que, de vez em quando, dão um jeitão. Mas não foi para isso que a Levi’s o criou. A razão de tudo isto está ligada aos cowboys que começaram a surgir nos EUA em meados do século XIX. Eles eram conhecidos por andar sempre com o seu relógio de bolso. Bom, na verdade, era apenas um simples relógio que não era usado no pulso, mas guardado nos seus coletes. O que acontecia muitas vezes é que o vidro do relógio acabava por rachar ou mesmo partir, porque o bolo do colete não era seguro. Para evitar que isso acontecesse, a Levi’s decidiu começar a coser este pormenor nas calças. Por um lado, por ser justo, o bolso assegurava que o relógio não caía. Por outro, ver as horas também se tornava um gesto mais prático. E foi a partir daí que os relógios começaram a ser conhecidos por relógios de bolso.

Com o passar do tempo, estes bolsos foram perdendo a sua utilidade por causa do aparecimento de outras formas de ver as horas, como os relógios de pulso e, mais recentemente, os telemóveis. De tal maneira, que, hoje em dia, já nem sabemos para que servem ao certo. Quer dizer, não sabíamos! E vocês, o que é que têm guardado no vosso mini-bolso? Já sabemos que o relógio não é.

Eis alguns dos objectos que, nos tempos modernos, são guardados (ou escondidos) no dito cujo:

– Moedas
– Bilhetes de viagens (comboio, autocarro) ou tickets de compras
– Preservativos
– Batom do cieiro
– Pen USB
– Pastilhas
– Isqueiro

Outra curiosidade: as primeiras pessoas a usar jeans foram os marinheiros de Génova, ainda no século XVIII. As calças eram feitas de um tecido produzido na cidade de Nimes, em França. O “Serge de Nimes” viria depois a ser encurtado para apenas “denim”. 

Marinheiros genova

jeans

levi's