“Larkspur Home” ou como sair de casa sem sair de casa

Larkspur home 17

Vocês já nos vão conhecendo, e já perceberam o quanto deliramos com este tipo de casas. E acreditem que não tem nada a ver com uma ‘simples’ piscina. Mesmo que a piscina lá não estivesse, estaríamos a escrever-vos este artigo e a ficar de queixo caído com as fotografias. São demasiados factores que se conjugam na perfeição: a geometria das linhas, a ligação com o exterior, o próprio exterior em si, o branco, a luz, a luz, a luz… Enfim, de cortar a respiração.

Situada em Larkspur, na Califórnia, esta casa foi projectada pelo estúdio Jensen Architects e demorou cinco anos até ser concluída. O objectivo era criar um espaço que maximizasse a vista para o Mount Tamalpais e a Baía de São Francisco. Conseguiu-se um ambiente sofisticado e moderno, sem se abdicar de coisas tão básicas como o sol, o ar puro e a natureza. Quem olha para ela do lado de fora, pode ver boa parte dessa natureza reflectida nas paredes da casa, graças aos materiais escolhidos para a fachada, que parecem autênticos espelhos.

Quem precisa de pregar quadros nas paredes, quando se pode deitar na cama, sentar no sofá, ou à beira da piscina, e desfrutar de uma vista destas? Muitas vezes, dizemos que precisamos de sair de casa para “apanhar ar”. Talvez porque as casas a que nos habituámos sejam demasiado fechadas e nos façam sentir uma certa claustrofobia. É quase garantido que numa casa como esta isso não seria problema. Esta “Larkspur Home” emana oxigénio por todos os lados. Aliás, isto não é uma casa. É um pulmão em forma de casa.

Larkspur home

Larkspur home 8

Larkspur home 2

Larkspur home 9

Larkspur home 11

Larkspur home 13

Larkspur home 16

Larkspur home 14

Larkspur home 12