7 dicas que os nossos avôs nos deixaram

dicas que os nossos avôs nos deixaram

Às vezes, temos a mania que sabemos mais que os mais velhos só porque manuseamos tudo o que é tecnologia como ninguém, e esquecemo-nos que também temos muito a aprender com eles. A verdade é que o ser moderno nem sempre quer dizer que seja melhor que o que ficou para trás. A moda, tal como a história, é cíclica. Desses ciclos, retiramos coisas más, mas também algumas positivas. De certeza que já passaram algumas tardes a folhear álbuns de família a preto-e-branco. E de certeza que hão de ter reparado que os vossos avôs (ou tios-avôs) estavam sempre todos aprumados, fosse qual fosse a circunstância. Hoje em dia, as mulheres passam a vida a dizer que já não se fazem homens como antigamente. Estamos aqui para contrariar isso, com estas 7 dicas que “roubámos” aos pais dos nossos pais.

1 – Usar sempre a camisa bem engomada – Embora estas dicas não tenham uma ordem específica de importância, é bom vincarmos que esta é prioritária. O que não é bom vincarmos é precisamente a camisa. E não, não é suficiente esticá-la com as nossas próprias mãos ou pô-la debaixo de uma pilha de livros durante a noite. Digam-nos um único avô que tenham visto com uma camisa que foi atropelada por um tractor. Exacto, não há! O principal ensinamento a retirar daqui é: disciplina. Vá lá, não usem o Youtube para ver só vídeos de gatinhos engraçados, vejam tutoriais como este.

dicas que os nossos avôs nos deixaram

 

2 – Manter os sapatos engraxados – É verdade que hoje em dia já não encontramos um engraxador ao virar da esquina, como era antigamente. Se não encontrarem um (que seria o ideal), o que não falta aí são produtos para tratarem disso por vossa conta lá em casa. O importante é que os sapatos aparentem sempre ter acabado de sair da prateleira da loja, e engraxá-los sai de certeza mais barato do que comprar uns novos todas as semanas. Como diz a Rihanna, «Shine bright like a diamond».

dicas que os nossos avôs nos deixaram

dicas que os nossos avôs nos deixaram

3 – Keep it simple – Ponto número um: vamos lá a abdicar do supérfluo e optar pela descrição. Não queremos dizer com isto que não haja lugar para acessórios, por exemplo. Mas, quanto a coisas a brilhar, o melhor é ficarmo-nos só pelos sapatos, para não cegarmos quem passa. Entre a extravagância e o desleixe, há um meio termo chamado simplicidade. É aí que queremos estar. Quando a indecisão bater à porta, nada melhor que recorrer à clássica t-shirt branca, que funciona com tudo.

dicas que os nossos avôs nos deixaram

4 – Tornar as idas ao barbeiro numa rotina – O ideal é que o façamos duas vezes por mês, mas a periodicidade pode variar consoante as necessidades de cada um. Até porque, não se trata apenas de uma questão de grooming. É que, naquela altura, os barbeiros eram também uma espécie de confessionário e o sentar na cadeira, com a cabeça inclinada para trás e as pernas esticadas, tinha também um efeito terapêutico. Por outro lado, convém que cabelo e barba tenham um ar saudável e cuidado, coisa que não acontece quando se passam meses sem os tratarmos.

dicas que os nossos avôs nos deixaram

5 – É preferível caprichar do que desleixar – No ponto nº3, falámos de simplicidade, mas deixámos claro que isso não significa que andemos todos desfraldados. Principalmente quando se trata de uma entrevista de emprego ou de um primeiro encontro, é melhor ir em modo overdressed do que semi-nu. Uma gravata, um laço ou mesmo um chapéu, não são, nem nunca serão cliché e, quando bem escolhidos, são a cereja no topo do bolo. Ah, e a camisa por dentro das calças, claro.

 

6 – Fugir a cores excêntricas – Uma palavra: neutro. É possível dar nas vistas (num bom sentido) só com tons básicos, como azuis, cinzentos, castanhos, pretos e brancos.

6 – Não sair de casa sem o precioso relógio – Não estamos a pedir-vos para se porem a usar relógios de bolso em pleno século XXI. Ok, até podem continuar a ver as horas pelo telemóvel, mas ter um relógio no pulso, mais do que uma necessidade, é um statement.

dicas que os nossos avôs nos deixaram

7 – Ler o jornal em locais públicos – Ok, esta é mais um bónus do que outra coisa. Um jornal não é propriamente uma peça de roupa ou sequer um acessório, mas um homem bem informado é certamente um homem mais interessante (elas que agora estão a ler isto não nos deixam mentir). Afinal de contas, o que vestimos e usamos é um reflexo da nossa personalidade.

dicas que os nossos avôs nos deixaram

dicas que os nossos avôs nos deixaram

Inspiração

«Style is knowing who you are, what you want to say, and not giving a damn.»,

Gore Vidal

dicas que os nossos avôs nos deixaram

«Create your own visual style… let it be unique for yourself and yet identifiable for others», 

Orson Welles

dicas que os nossos avôs nos deixaram