20 garagens para o homem moderno

garagem | s. f. (francês garage): Lugar coberto, geralmente fechado, que serve para abrigo de automóveis.

É assim que o Priberam define a palavra “garagem”. Não podemos dizer que é uma definição errada, como é óbvio. Mas, se nos permitem, parece-nos um pouco incompleta. Indo de encontro à quote da imagem acima, de facto, uma garagem é como um lugar sagrado, que cada um de nós dedica ao ‘deus’ que quiser.

Claro que, para aqueles que são doidos por carros (ou motos), não há nada melhor que ter um sítio exclusivo para os guardar longe da vista de todos. Mas uma garagem pode representar muito mais que um mero abrigo. É um sítio onde podem nascer, por exemplo, bandas míticas, empresas de sucesso, invenções de génio (as tais one million dollar ideas). Enfim, é como se fosse uma espécie de escape dentro da nossa própria casa, onde a criatividade (aliada a uma boa chávena de café) ganha asas para voar. A garagem de Steve Jobs, por exemplo, «servia para ver se os produtos funcionavam e dali seguiam para as lojas», tendo sido um elemento importante no surgimento da Apple.

Hoje, queremos trazer-vos alguma inspiração com estas 20 garagens modernas para todos os gostos. Umas pseudo-camufláveis, outras que são quase um ponto de fuga; umas simples, outras sofisticadas; umas de madeira, outras envidraçadas e enriquecidas pela luz que vem de dentro; umas rectangulares, outras mais quadradas. Todas diferentes, mas com uma coisa em comum: dão vontade de entrar, trancar e ficar.

E para vocês, a garagem também é um santuário?