Test drive: MINI John Cooper Works


Dia Internacional da Mulher. É… estava a pensar no que poderia escrever sobre este dia, quem são as mulheres mais importantes da minha vida e, naturalmente que nesta lista mínima está a minha mãe.

Com a idade as coisas mudam bastante e a relação com os nossos pais também. Sinto que com os anos a passar, os papéis se invertem um bocado e começamos a ser nós a mostrar-lhes um pouco mais das coisas, ou pelo menos do nosso mundo que muitas vezes os baralha – falo nisto porque o senti quando sentei a minha mãe neste carro para que pudesse passar pela experiência de conduzir um pequeno carro, cheio de modernices e cheio de cavalos – ainda que alguma superficialidade já que os grandes ensinamentos, por muitos anos que passem, vêm sempre dali. Falo-vos da minha mãe porque foi com quem tive o momento mais divertido, dentro do carro mais divertido que por aí ainda. “Que saudades que eu tinha disto, Tiago!”. É que esta senhora fez umas provas de perícia de MINI há 40 anos…

Lamechices de parte porque vamos falar de um John Cooper Works (JCW). Para os que não estão familiarizados com o nome, JCW é a designação da MINI para o mais potente dos diferentes modelos da marca. Neste caso, o não tão clássico, pelo contrário até, o mais recente MINI John Cooper Works 2.0 de 231 cavalos bastante nervosos para apenas 1205 kg. É reconhecido facilmente pela agressividade das linhas: na frente, as grandes entradas de ar nem deixam espaço para possíveis faróis de nevoeiro mas nada é ao acaso, é que as ópticas frontais estão mais do que preparadas para compensar e durante o dia têm uns anéis a toda a volta para luz de presença. Atrás, o aleron, as duas saídas de escape centrais e o badge John Cooper Works não deixam enganar que é de facto um JCW.

Entregam-me a chave, mando o dedo literalmente ao gatilho e vem o som de um motor terrífico que deixa adivinhar um fim de semana bastante divertido pela frente.

br_mini-6

Saio da garagem, ando os primeiros kms entre distâncias curtas e a coisa não podia ser mais fun. Saquei um kart, penso eu! Um kart com uma pequena mala, dois generosos lugares na frente e mais dois pequenos atrás. Um pequeno carro potente e divertido que gastou apenas 10.5lt numa viagem de 300km que meteu auto-estrada, ip3 e cidade, consumo que vos digo ser nada de especial para o gozo que o carro dá.

“E parar o carro?”, perguntou um amigo quando lhe disse no que andava. Pois não houve qualquer problema e o comportamento é bom, o que se explica pelos super discos ventilados na frente que podem ver na imagem.

Agora, será que o espaço disponível é suficiente para o vosso estilo de vida? É uma questão de espreitarem ou marcarem test-drive e, ainda que não seja suficiente, a MINI tem muitas outras propostas que podem encher-vos as medidas. Mas se se querem divertir no dia a dia, esta é uma boa opção.

TF

br_mini

br_mini-3

br_mini-2