Sapatos clássicos: Como usar?

Sapatos clássicos: Como usar?

Hoje decidimos falar de sapatos clássicos. Existem vários, cada um com um nome diferente. Mas calma. O que, à primeira vista, parece difícil, está prestes a tornar-se fácil com o guia em baixo.

Mas já lá vamos. Afinal não vai adiantar de nada saberem que modelos existem, se não usarem os sapatos certos na ocasião certa… Ah! E se não tiverem bom ar. Também no que toca a sapatos é importante investirem na qualidade e não em calçado mais barato feito com matérias-primas mais pobres que acabam por não ser confortáveis e trazer-vos problemas de saúde.

Caros, acreditem, elas reparam nos sapatos que estamos a usar. Posto isto, para vos ajudar a causar boa impressão, depois de escolherem uns sapatos de boa qualidade é importante saberem usá-los adequadamente. Será que estão a  usar o sapato certo e a passar a mensagem desejada?

Oxford

Sapatos clássicos: Como usar?

Se tivéssemos de eleger ‘O’ grande clássico dos sapatos masculinos este seria o crème-de-la-crème. É, sem dúvida, dos mais sofisticados, com atacadores apertados para ficarem o mais fechados e assim conferirem uma aparência elegante. O salto deve ser baixo e o tornozelo deve ficar à mostra.

Uma vez que se trata de um sapato mais formal, na hora de comprar prefiram um que seja feito em couro preto com acabamento em verniz, no caso de os usarem num evento formal como um casamento ou festa que exija fato e gravata ou smoking. No entanto, nada vos impede de arriscar e combinar estes sapatos mais formais com algo mais casual. Se optarem pela versão castanha ou em camurça usem com roupas mais informais, preferencialmente durante o dia.

Derby

Sapatos clássicos: Como usar?

A principal diferença entre os Oxford e os Derby é a parte dos furos para os atacadores. Os dos Derby ficam nas abas laterais e são costurados sobre o corpo do sapato, ou seja, adaptam-se mais facilmente à altura do peito do pé.

Mas atenção que não é um sapato tão formal como o Oxford. É mesmo o menos formal dos sapatos clássicos, mas não deixa de ser uma opção bastante versátil que cai bem com um blazer e calças sem gravata, ou com calças de alfaiataria e camisa.

Monk Strap

Sapatos clássicos: Como usar?

Sabiam que este é um tipo de sapatos que deriva do calçado usado pelos monges? Existe  também uma versão com duas alças e duas fivelas, chamada double monk straps, muito visto nos últimos tempos. É mais formal que os Derby mas menos que os Oxford. Não tem atacadores, que são substituídos pela  fivela metálica colocada na lateral, junto ao peito do pé.

Idealmente devem ser usados com fatos com ou sem gravata, assim como com calças de alfaiataria e camisa. Se escolherem os de camurça, optem por um look mais descontraído.

Brogue

Sapatos clássicos: Como usar?

São uns sapatos conhecidos com pequenas perfurações, cujo desenho lembra um pássaro com as asas abertas, só na ponta ou em todo o sapato. A ponta pode ser comprida e fina ou arredondada. Este é um tipo de sapato que todos os homens deveriam ter.

Em eventos formais devem optar pela versão preta e a castanha deve ficar para uma ocasião um pouco mais informal. Com variações de cores e diversos detalhes, podem ser usados em qualquer ocasião do dia-a-dia, com roupa social ou mesmo jeans.

Side Gore

Sapatos clássicos: Como usar?

É uma adaptação do loafer e tem duas tiras de elástico nas laterais. Atenção para o erro comum de considerá-los um sapato social formal.

Estes elásticos nas laterais facilitam o uso, dispensando fivelas, velcro, fecho ou atacadores. Ele é então um sapato fácil e prático de usar. Há várias versões, dos mais urbanos aos de cano médio para o estilo country. Podem ser usados tanto com calças e blazer sem gravata como com jeans e blazer.