Graffitis invertidos em barragem da Polónia

Bons Rapazes Reverse Garffiti 4

Não é pintura nem grafitti… Bem-vindos ao mundo do graffiti invertido. A ideia é simples e surgiu das várias mensagens que costumamos ver nos carros a dizer “Lava-me”. O objectivo é procurar superfícies cobertas de ferrugem ou sujidade e limpar as paredes e os muros sujos das cidades, criando imagens que, geralmente, fazem referência à poluição do nosso ambiente. Ou seja, em vez de se adicionar tinta às paredes, remove-se ferrugem, lixo e poeira.

Alguns acham intrigante, sedutor, bonito e imaginativo, outros olham para estas obras da mesma maneira como olham para um graffiti tradicional – como arte clandestina e uma completa falta de respeito pela lei.

Certo é que esta arte está a mudar o ambiente e, na Polónia, o artista Przemek Truściński, conhecido como “Trust”, e o Good Looking Studio transformaram as enormes paredes das barragens da Polska Grupa Energetyczna, uma das maiores companhias de energia do país, numa verdadeira tela.

Usando pequenos canhões de água, comuns para lavagens pesadas, uma equipa liderada por Trust pendurou-se nos muros de 80 metros de altura para limpar as paredes da barragem, traçando linhas que ilustram animais geralmente encontrados nas montanhas da região.  Está tudo nas imagens que se seguem.

Bons Rapazes Reverse Garffiti 6

Bons Rapazes Reverse Garffiti 3

Bons Rapazes Reverse Graffiti 6

Bons Rapazes Reverse Graffiti 5

Bons Rapazes Reverse Graffiti 7