Verona, Itália – dia 2

18

‘Made in Italy’ foi o tema deste 2ª dia por Verona.

Itália sempre foi fascinante para qualquer amante de moda mas creio que particularmente para os amantes de moda masculina. Milão, por exemplo,  tem sido ao longo dos anos um grande centro de inspiração e não só pelos seus Pallazzos por toda a cittá (também o street style que apanhamos ao percorrer o nosso feed do tumblr deixa-nos perceber que o tema “moda”, é por aqui).

O que atrai para Itália os interessados na área não é só o que está à vista, é o que se esconde por detrás de toda a magia italiana. Este é um país que ainda nos dá o prazer da descoberta, da exploração de culturas regionais bastante vincadas e de pequenos museus com colecções surpreendentes. Não houve grande tempo para museus mas houve para uma visita profunda ao centro criativo da Franklin & Marshall e ainda à fábrica que produz a maioria das suas peças, mesmo junto a Verona, cidade mãe da marca.

Os escritórios não são meros espaços de execução, é realmente um centro criativo que junta todos os cérebros da marca. Uma equipa de gente nova que se inspira um pouco por todo o mundo, acompanha tendências, e passa à concretização na sua sede. Sports, vintage, college são as características mais fortes das várias colecções; estão no seu adn e mantêm-se, obviamente, nas que estão para sair e que tivemos a oportunidade de espreitar, em primeira mão (Pediram-nos para não tirar fotos).

Com todo o histórico do país e sendo a F&M uma marca que respeita às suas raízes, fazem muita questão em produzir perto de casa e evitar o mais possível mercados outros mercados, asiáticos, por exemplo, apesar de terem mão de obra bastante mais barata. Para além de contribuírem para a região – coisa que já fazem de variadíssimas formas: a patrocinar em o clube de futebol local, Hellas Verona, que joga na primeira liga italiana, a criarem espaços públicos para praticar desporto -, mantêm a qualidade e o carimbo Made in Italy de que tanto se orgulham.

 

Continuaremos ao longo dos próximos dias a mostrar-vos esta viagem mas não podemos deixar um grazie mille ao Max e à Feder pela extraordinária recepção! À Rita, ao Filipe e à nossa Inês, um obrigado pela óptima companhia.

TF e PT

 

Para seguir a página de Facebook da F&M é aqui.

26bw1814232519241720 21221516 1312 bw211bw1 10 98  fotosw6 5 4 2271 2928

 

 

 

Photos | Stefania