#5 Dicas Para a BBQ Season

BBQ #1

Para quem tem um jardim, ou um terraço, em casa, esta é a época do BBQ: considerem-na, oficialmente, aberta. Nada – ou, refazendo, quase nada – sabe melhor do que aproveitar uma noite quente para pôr a mesa cá fora, trazer a família, convidar os amigos e conviver à mesa, rodeado de boa comida, e de boa bebida. Assar carne na brasa não é rocket science, mas anda lá perto; tem os seus segredos. Nós deixamos aqui #5 deles; dicas para alcançar o melhor bife.  Não se preocupem, elas hão-de, quase de certeza, arranjar forma de encontrar um defeito qualquer; mas sem isso também não tinha piada.

 

#1 – A temperatura do bife: as opiniões dividem-se neste ponto; e há quem quase se dedique a escrever teses sobre o assunto (aqui); nós vamos pela nossa experiência, e pela opinião que é partilhada por um dos melhores chefs da atualidade: quanto mais fria a carne estiver, melhor; ou seja, o mito de que a carne deve estar à temperatura ambiente, para nós, é falso. Um bom bife quer-se com uma crosta estaladiça por fora, e rosado por dentro; isto significa levar a carne fria para o assador.

#2 – Já posso virar?  Outro tema que dá pano para mangas; a sabedoria popular, no que toca ao tempo de que cada bife precisa para ficar ‘passado’ no ponto ideal, diz que, este, deve levar, tanto de um lado como do outro, exatamente o mesmo tempo de chama; vários chefs têm vindo desmistificar esta ideia, por isso atentem nesta dica: o primeiro lado a ser encostado ao assador é o que fica mais tempo no mesmo; o motivo é simples: não há muito tempo para ‘encrostar’ a superfície da carne e, por isso, é necessário maximizar este efeito de um dos lados; no final, o lado oposto deve apenas conservar-se no assador pelo tempo mínimo necessário para obter uma certa cor, bem como para cozinhar a carne que resta.

#3 – Cuidado com a marinada –  No caso de a carne que estão prestes a utilizar ter estado marinada em alguma gordura, sequem-na antes de a pousarem no grelhador; não precisam de a enxugar, basta que a sacudam; os líquidos gordos enfraquecem a chama e alteram o sabor original da carne.

#4 – Deixem a carne ‘descansar’ – quando acharem que a carne está no ponto ideal para ser retirada do grelhador, deixam-na repousar e não a abram imediatamente; isto vai ajudar a conservar o sabor da carne, bem como a impedir que a mesma fique mergulhada num sumo da sua própria gordura.

#5 – Pré-aqueçam o BBQ (e não se esqueçam de, no final, o limpar): Se querem obter o melhor sabor e, ao mesmo tempo, o melhor aspeto – crosta estaladiça por fora, carne rosada por dentro – não a coloquem no grelhador com este ainda morno; aquecam-no bem;

Deixámos no nosso Instagram um bom truque para as brasas. Vejam.

 

Outras regras não menos importantes a ter em conta:

  • Não virem e voltem a virar a carne, vezes sem fim; um assador não é uma frigideira.
  • Quando pedirem uma cerveja, não se esqueçam do ‘Por favor’.
  • Divirtam-se.

 

.BBQ #2

  • BBQ #3BBQ #4

 

Fotos via Pinterest.