Lisboa. Sexta-feira. 18h30. Termómetro: 35 graus. Imaginem-se dentro do metro que faz a ligação do Cais de Sodré a Telheiras, em pé. Entre vocês e as outras pessoas, há espaço para um grão de areia. Pior que isso: vai tudo de braços no ar, a agarrar-se como pode. Agora, fechem os olhos e inspirem fundo. Gostam do que sentem? Este artigo serve para prevenir situações deste tipo.
Essa ideia de que os cuidados com o corpo são coisa de mulher pertence ao passado. Nós, homens, sabemos bem do que as nossas axilas são capazes. Por isso, chamamos a atenção para o seguinte: usar desodorizante não chega. Não cometam o erro de pensar que o corredor da higiene masculina no supermercado é todo igual.
Mau cheiro VS Mau aspecto
Desodorizante é uma coisa. Anti-transpirante é outra. O primeiro apenas serve para remover o mau odor, apesar de poder ser usado em todo o corpo. O segundo é especialista em bloquear a produção de suor, embora, muitas vezes, também tenha uma acção desodorante. Logo, se o que vos atormenta são aquelas poças debaixo dos braços, convém ser esta a vossa escolha. AXE, por exemplo, faz a distinção entre os dois através da cor da embalagem: preta, no caso dos desodorizantes, e branco/prata, no caso dos anti-transpirantes. Em termos de funções, estamos conversados.
O que escolher: spray ou roll-on?
Outra distinção que é importante fazer-se é relativamente aos formatos. O melhor mesmo é vermos os prós e os contras de cada um. O spray tem a grande vantagem de secar mais rápido, para além de poder ser partilhado. Por outro lado, para quem tem uma amazónia nas axilas, é pouco eficaz, porque os pêlos barram a chegada dos ingredientes activos à pele. O roll-on, geralmente mais pequeno, permite um contacto directo com a pele, mesmo para os mais peludos. Além disso, não corremos riscos de nos pedirem emprestado, o que, à partida, pode fazer com que dure mais tempo. A parte chata é que demora mais tempo a secar e, por isso, a probabilidade de criar manchas na roupa também é maior.
Spray: Como usar?
1. Agitar para activar os ingredientes;
2. Posicionar a cerca de 15 cm do ‘alvo’;
3. Fazer vários disparos pequenos, em vez de um disparo prolongado;
4. Deixar secar antes de vestir a roupa.