Niki Lauda, a lenda da Formula1 deixou-nos aos 70 anos

Niki Lauda deixa-nos aos 70 anos mas o seu legado fica. A história que criou no mundo do automobilismo permanecerá para sempre. O seu exemplo, dedicação e esforço serão, para sempre, uma inspiração.

Campeão mundial de Formula 1 em 1975 pela primeira vez, o austríaco tornou-se uma verdadeira lenda do automobilismo. Depois de, em 1976, sofrer um grave acidente que o deixou em coma, acordou já no hospital e deparou-se com a possibilidade de inúmeras operações plásticas para recuperar a orelha, as pálpebras, mas rapidamente decidiu que faria a cirurgia para recuperação das pálpebras de forma a voltar às corridas. Dois meses depois do grave acidente em Nurburing, que lhe queimou parte do corpo, Niki Lauda estava de volta e fez um incrível quarto lugar. No final do GP, quando tirou o capacete, o piloto tinha as ligaduras ensanguentadas, o que demonstrou a sua determinação em continuar a luta pelo título naquele ano. Os fãs de Formula 1 duvidaram que Niki Lauda pudesse voltar à competição mas não só voltou, como no ano seguinte se sagrou novamente campeão do mundo. Foi o segundo título que conquistou já em 1977, voltando depois a vencer em 1984 ao serviço da McLaren.

Em 2015 tive a sorte de poder acompanhar o GP da Hungria, em Budapeste. No paddock, enquanto os pilotos andam escondidos para não serem assediados pela imprensa e pelos fãs, vêem-se alguns dos campeões de outros tempos que por ali circulam. Uns a gerir as equipas, como era o caso do Niki Lauda, e sempre rodeado de gente. No seu jeito simples, como era conhecido, não passava despercebido pela figura que representou durante todos estes anos e, claro, pelas marcas deixadas pelo acidente e pelo boné que já lhe era clássico. Foi aqui, nesta fotografia em baixo, que cruzámos o olhar e que senti “porra, olhou-me nos olhos”. Não me lembro de o ver correr, como é natural, mas cresci a ver F1 e foi uma figura incontornável do desporto nas ultimas décadas. Um abraço, meu caro.

Leiam este artigo que fizemos nos seus 67 anos. Aqui.

Niki Lauda Bons Rapazes Tiago Froufe

Niki Lauda fotografado pelo Bons Rapazes no GP da Hungria.

O vídeo do acidente que marcou a sua vida.

Niki Lauda Niki Lauda Niki Lauda Niki LaudaNiki Lauda