A&D | O estilo modernista de Guilherme Machado Vaz numa casa em Afife

Esta semana rumamos ao norte d’#oportugalincrivel. É que encontrámos mais um projeto espetacular por lá e por isso vamos mais ali para os lados de Afife para conhecermos um bocadinho do trabalho de Guilherme Machado Vaz.

Com um estilo modernista parecido com o de Adolf Loos, sob uma colina que se estende até ao mar, a Casa Afife fica na zona rural do nosso país. O arquiteto Guilherme Machado Vaz inspirou-se na arquitectura local e numa capela de pedra histórica ali ao lado como referência para as dimensões da casa, de forma a que o edifício esteja em harmonia com o espaço à volta.

Neste projecto nada é ao acaso, rapazes. A começar pelo edifício que tem as suas divisões divididas por seções, passando pela escada central, que consolida e organiza a circulação por todo o seu interior, terminando no terraço e na piscina artisticamente pensada, com vistas “daquelas” que nós sabemos. E ainda sobre a piscina: merecia um artigo à parte, não acham? Se repararem bem vão perceber que este detalhe da água transbordar faz toda a diferença.

Quando dizemos que esta casa se aproxima do estilo modernista de Adolf Loos não é à toa. É que, tal como ele, Guilherme Vaz priorizou a riqueza nos interiores, deixando a fachada extremamente minimalista. Mas não se enganem, esta fachada ganha outro aspecto quando as janelas se abrem…

Vejam bem, estas janelas têm uma razão de ser, de forma a fazer uma certa ligação entre o interior e o exterior. Quando estão fechadas, transformam a fachada numa anti-fachada, não permitindo a tal perceção do interior. Já quando abertas, revelam um interior cujas materialidades são extraídas da arquitetura mais antiga da área.

Secções, janelas e piscina à parte, é ou não é só espetacular, rapazes?

Mais informações aqui!