O que as mulheres esperam de nós hoje?

masculinidade tóxica

Estivemos aqui a pensar no que vos poderíamos dizer sobre o Dia Da Mulher e chegámos a conclusões interessantes. É um facto que estamos em 2019, mas isto pode querer dizer muita coisa, sendo tudo uma questão de perspetiva. Para alguns pode significar viver numa era de avanços tecnológicos. Para outros pode significar ter mais liberdade para verdadeiramente ser quem são. Para outros pode corresponder ao tempo do “politicamente correto”. O facto é: o mundo está em constante mudança. Mas ao assumir o título de “bons rapazes” temos que estar em sintonia com todas estas mudanças.

Conversamos com algumas Mulheres para percebermos o que esperam de nós neste dia e, especialmente, neste contexto que vivemos. Bom, querem mesmo saber? As mulheres de 2019 querem mais que rosas no Dia Da Mulher, elas querem que eliminemos uma cena chamada “masculinidade tóxica”.

Talvez muitos rapazes por aqui já pesquisaram sobre isto. Não são os únicos. Em 2018, “toxic” foi a palavra do ano, segundo o Dicionário Oxford. Uma das razões para esta popularidade repentina é, obviamente, o uso da expressão ‘toxic masculinity’. O termo ganhou espaço em diversos eventos políticos fazendo com que a expressão criasse raízes na consciência pública.

Mas afinal, que raio de masculinidade é esta que estamos a falar? Já vos explicamos, mas antes temos que de vos dar a conhecer Shepherd Bliss – senhor que começou todo este debate. Bliss foi um dos líderes do movimento ativista mitopoético masculino que surgiu nos anos 80, e tinha como objetivo desmistificar os homens. Isto é, remover os estereótipos masculinos como “guerreiro” e “rei”. A ideia dele era desconstruir comportamentos que eram tóxicos para a masculinidade/má para os homens. Noutras palavras a vergonha, dissociação e evitar a expressão emocional. A extrema aspiração por dominância física, sexual e intelectual. A Desvalorização das opiniões das mulheres, corpo e senso de si. Assim assim como a condenação por qualquer coisa feminina dentro de outro homem.

Já agora, podemos partir para a parte mais prática…  Durante muito tempo, nós homens, fomos “obrigados” a demonstrar força física e mental e ainda sob a pressão de não podermos demonstrar sentimentos, afetos ou qualquer outra característica normalmente considerada como feminina. E o resultado disto? violência física, violência psicológica e verbal…. Por guardarmos sentimentos e por precisarmos de demonstrar a nossa “força” o tempo todo, acabamos por nos envolver em certas situações que não só prejudicam as outras pessoas mas, essencialmente, o próprio homem.

Querem exemplos? Os homens morrem mais em acidentes de trânsito e envolvem-se em mais discussões ao volante do que as mulheres. Homens encaram mais discussões, morrem mais de depressão, tiram mais vezes a própria vida do que as mulheres.

Já agora, como nos podemos tornar homens melhores e sem a tal “masculinidade tóxica”? Don´t worry, hoje damos-vos umas luzes. Reunimos aqui 5 formas que pensamos ser essenciais para eliminar a masculinidade tóxica.

1 – Falar sobre o assunto

Já passaram por uma situação em que um amigo fez uma piada machista e a malta ficou “apanhado o ar”? Bom, nestes casos vale a pena chamar aquele amigo à parte e explicar que há certas piadas que já não fazem sentido.

2 – Perder a cultura do trabalho em excesso

Existe uma crença de que um homem deve trabalhar em todos os momentos, mesmo que isso signifique não ter tempo para a sua família ou para si mesmo.

Conseguem identificar um amigo nesta situação? Pessoal, já lá vai o tempo em que tínhamos esta pressão social em cima. Temos que aprender a priorizar e que cada coisa tem um tempo e um local.

3 – Não ensinem aos miúdos que não devem demonstrar sentimentos.

Não os humilhem quando estiverem chateados. Não tentem “endurecê-los”. Cada um é como cada qual e ser “duro” muitas vezes é sinónimo de uma negação direta dos medos existentes.
Isto também vale para nós mesmos. Não há problema em demonstrar o que sentimos, o importante é sentir de uma forma real.

4 – Ser aberto com outros homens. Why not?

Sermos fortes o suficiente para demonstrar vulnerabilidade.  Saibam que todos os homens passam por dificuldades emocionais e tendem a manter traumas emocionais. Acreditem que o apoio de um amigo pode fazer a diferença.

5- Ser generoso

Quanto mais generosos formos, cuidando ativamente das pessoas e reconhecendo o outro, mais anti-toxinas são libertas no ar. 😛 Ser respeitoso é o caminho para ser um bom rapaz. Se todos fomos respeitosos a vida em sociedade será muito mais fácil. Ah, e o trânsito também malta!

Depois disto não me venham querer fugir ao facto de terem que ir já comprar um bouquet de flores para a mulher das vossas vidas. Este guia só ajuda a que as rosas sejam entregues toxin-free! 😛