Em 1984 a Venturi, fabricante francesa de carros desportivos estava a ser fundada por Claude Poiraud e Gérard Godfroy. A marca, que competiu com a Porsche e a Ferrari nos anos 90, fez história no mercado automobilístico aproximadamente durante 16 anos. Hoje, a Venturi já não é a mesma, tendo passado por diversas transformações e reposicionamentos no mercado. Mas o que interessa mesmo são as relíquias que a marca nos deixou, como este 400 GT.
O 400 GT impressionou pelas incríveis performances realizadas, incluindo as 24 Horas de Le Mans de 1993. A máquina é movida por um V6 twin-turbo desenvolvido em parceria pela Renault, Peugeot e Volvo, com 402 cavalos de potência e a alcançar uma velocidade máxima de 290km/h – valores equivalentes aos carros da Ferrari da época. Possui um chassi de estrutura espacial com carroceria de fibra de vidro que permite manter o peso extremamente baixo, sendo o primeiro carro de estrada a utilizar travões de cerâmica.
Este 400 GT foi comprado por Hervé Poulain, um piloto de corridas e o homem que esteve por trás dos BMW’s Art Cars nos anos 70 e 80. Esta máquina fez história nas corridas ao longo dos anos 90, antes de ser levada de volta ao mercado para ser vendida. Com a sua proveniência e história de corridas, este é um dos raros carros desportivos franceses que ainda existem no mercado e está em leilão na Sotheby’s. Alguém interessado?