Imaginem uma construção projetada para funcionar sem eletricidade, aquecimento ou água corrente… Esta foi a proposta do arquitecto Álvaro Siza Vieira, ao desenvolver o projeto de uma capela em Lagos no Algarve para o casal suíço Matthias e Rebecca Stiefel Irvin.
A capela foi construída com tijolos, calcário e azulejos de forma a que o ambiente se mantenha confortável no verão e no inverno. A ventilação é natural, uma proposta interessante com inspiração na arquitetura do africano Hassan Fathy, já que a área onde a capela se localiza possui um clima e uma topografia semelhantes aos norte da África.
As paredes em bege e branco combinam perfeitamente com as peças que compõem a capela. A cruz, a bancada e as cadeiras em madeira foram desenhadas por Siza e produzidas por carpinteiros da SPSS Design. Há ainda as ilustrações do próprio Siza, representando cenas da vida de Jesus em azulejos da empresa portuguesa Viúva Lamego.
O acesso ao edifício é restrito. Só se pode chegar até lá por um estreito caminho que se percorre a pé até ao ponto focal do Monte da Charneca. Todos os detalhes foram criteriosamente pensados para que os visitantes tenham uma experiência inesquecível num retiro restaurador do espírito.
A capela foi inaugurada em março deste ano e as fotografias do edifício por si só, já impressionam.