Hodaka Ace 100 “Navajo”, by Utopeia Moto Co.

Hodaka Ace 100

Para além de gostarmos de motos bonitas, gostamos de motos bonitas com histórias interessantes por trás. Por vezes, é isso que as torna ainda mais bonitas. “Oiçam” só a história desta Hodaka Ace 100, de 1967.

Chris Tope, da custom shop Utopeia Moto Co., passou casualmente por um flea market (espécie de feira da ladra) e a sua atenção deteve-se num velho depósito de combustível cromado, com um logo na parte lateral (letra “H) que lhe era totalmente desconhecido. Decidiu comprá-lo, levá-lo para casa e investigar. Chris, como provavelmente muitos de nós por aqui, nunca tinha ouvido falar na Hodaka, uma fabricante nipónico-americana de motos que esteve em actividade entre 1964 e 1978. Foi aí que começou a caça à moto. Chris queria encontrar o corpo a que aquele depósito pertencia. Desta vez, não voltou à feira da ladra, e escolheu um método mais moderno – chamado eBay. A pesquisa foi longa, mas lá acabou por encontrar uma Hodaka Ace 100, de 1967, um modelo baseado na Honda CB 200 twin. Custou-lhe 120 dólares. Hoje, já vale muito mais que isso, graças à magia que Chris fez com ela.

Foram mais de 8 meses a reconstruir esta pequena scrambler. Quando estava na altura de pensar no design que queria para ela, Chris, uma vez mais por mero acaso, estava a folhear um antigo caderno de rascunhos e encontrou desenhos de um chefe indígena, de penas, de um filtro dos sonhos e de uma teepee. Estava decidido, ia criar uma moto inspirada nos povos nativos da América do Norte – mais concretamente os “Navajo”. Os punhos do guiador foram feitos a partir de um cacto Cholla (um cato nativo da mesma zona dos Navajo), o assento recebeu um padrão idêntico aos tapetes típicos dos Navajo, e o depósito e as extremidades do guiador foram adornados com moedas (gravadas à mão) que remontam a 1882. Além disso, o trabalho de Chris passou por acrescentar alguns centímetros ao quadro, reforçar as soldaduras, fazer um upgrade ao motor dos 98cc para os 125cc, introduzir um novo carburador Mikuni de 28mm, entre outras coisas.

Hodaka Ace 100

Hodaka Ace 100

Hodaka Ace 100

Hodaka Ace 100

Hodaka Ace 100