O Lamborghini Urus chegou. Vamos conhecê-lo?

🕒 Tempo de Leitura | 2 min

Rapazes, o momento pelo qual muitos aguardavam chegou finalmente! Desde 2012 que se falava nele… O tão badalado Lamborghini Urus foi revelado ao mundo na passada segunda-feira e os fãs não têm razões para ficar decepcionados. Nem um bocadinho!

Muitos julgavam que este Super SUV poderia ser um passo ‘fatal’ para a descaracterização da marca, tão afamada pelo seu core desportivo. Mas vale a pena lembrar que, ainda antes da própria Lamborghini, já existia a Lamborghini Trattori (exacto, o vosso italiano está a funcionar na perfeição). Embora este seja o primeiro Super SUV modernaço da fabricante italiana, esta não é propriamente uma estreia na produção de veículos utilitários. Se a Lamborghini chegou onde chegou, deve-o muito também aos seus tractores. Além disso, tivemos também o LM002, entre 1982 e 1993. Bom, mas deixemo-nos de lições de História e vamos ao que interessa.

Estamos a falar do SUV mais veloz do mundo. O responsável é o motor V8 bi-turbo de 4.0 litros, capaz de debitar 641 cavalos de potência e 850 Nm. Isto traduz-se em 3,6 segundos dos 0 aos 100 km/h, ou 12,8 segundos para atingir os 200 km/h, e numa velocidade máxima de 305 km/h. Números surpreendentes para um “mero” Sport Utility Vehicle, hm? Não é por acaso que a própria marca faz questão de lhe acrescentar o “Super” antes. São mais de 5 metros de comprimento, 2 metros de largura e uma distância entre eixos superior a 3 metros – ou seja, interior também super espaçoso. Com 2,200 kg, este é, sem dúvida, um raging bull! Para criar este verdadeiro animal todo-o-terreno, a Lamborghini beneficiou – e muito – da sua integração na plataforma MLB Evo, da Volkswagen, partilhada com o Audi Q7 e o Porsche Cayenne, por exemplo.

O Urus vem com um sistema de tracção integral associado a uma caixa automática de 8 velocidades. São 6 modos de condução diferentes – Strada (estrada), Sport (desportivo), Corsa (pista), Neve, Terra e Sabbia (areia) – e ainda um Ego, que pode ser personalizado consoante as preferências do condutor. Nos modos Neve, Terra e Sabbia, o Urus torna-se mais alto e mais soft ao nível da distribuição da potência. Nos modos Strada, Sport e Corsa, é a todo o gás, como seria de esperar em qualquer “Lambo”! Este é um SUV pensado para a utilização em pista, tanto que boa parte dos testes de desenvolvimento foram feitos no autódromo de Nurburgring Nordschleife, na Alemanha. Travões de carbono e cerâmica, bancos aquecidos com 18 opções de ajustes eléctricos, sistema de som Bang & Olufsen com 21 speakers, sistema de direcção semi-autónomo Lamborghini ADAS… enfim, you name it!